Artigos

O aprender circense como experiência de ser (pdf)

Pereira, Eliane Regina; Maheirie, Kátia – “O aprender circense como experiência de ser”. IN: São Paulo:  Psic. da Ed., 33, pp. 135-151, 2º sem. de 2011– Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação.

Resumo: Este artigo se propõe, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, compreender as relações entre ensinar-aprender a arte circense e sua mediação na constituição do sujeito. Para a realização da pesquisa, foram contatados os educadores de um Circo Escola e doze aprendizes. Por meio de entrevistas e observações das aulas no picadeiro, alcançamos informações a respeito de como o aprendiz define a arte circense e a relação que estabelece com o circo e com os educadores. Os resultados apontam uma relação de ensinar-aprender que se efetiva no corpo, mas que constitui novos processos cognitivos por meio dela. Assim, o corpo aprendiz é um corpo afetado pelo encontro com o outro e tem sua potência de agir aumentada, sua possibilidade de se fazer um sujeito que aprende, a partir de sua imersão na arte circense.
Palavras-chave: arte circense; relações de ensinar-aprender; potência de ação.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Do circo social à produção estética: desafios e oportunidades para o desenvolvimento do circo no Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; Plano Estadual de Cultura (RJ); Documento Setorial de Circo) (pdf)

circon

Somos todas Palhaços? (pdf)

Daniel Lopes

Reflexões sobre a formação do arte educador circense (pdf)

Silva

Leave a Comment