Artigos

O circo chegou na ADACAMP: relato de experiência da utilização de atividades circenses para o desenvolvimento de autistas (pdf)

Braccialli, Felipe (UNICAMP / CIRCUS); Fernandes, Jéssica Adriana Montanini (CIRCUS) – “O circo chegou na ADACAMP: relato de experiência da utilização de atividades circenses para o desenvolvimento de autistas”. IN: VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho. Santarém PA: Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHARES PELO CAMINHO”. Parte II – Textos Completos, de 24 a 26.10.2019, pp. 82-89.

RESUMO

O circo é uma manifestação democrática que pode ser realizada em diferentes espaços pelas mais diversas pessoas que realizam as mais distintas funções possíveis. Atualmente, o circo tem se mostrado presente em contextos educacionais e até mesmo terapêuticos, visto a ampla possibilidade do ensino de atividades circenses se inserir em diversas realidades. Como é conhecido, o circo é dividido, didaticamente, em cinco modalidades, são elas: acrobacias, acrobacias aéreas, manipulação de objetos, equilíbrios e encenação. Por essa diversidade de atividades existentes possibilita-se o desenvolvimento de distintas habilidades motoras, perceptivas, relacionais, entre outras. Nesse enfoque, o presente trabalho é um relato de experiência de membros do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (CIRCUS – UNICAMP) sobre o processo de experimentação com vivências de atividades circenses como uma possibilidade de desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com diagnóstico de transtorno do espectro autista. O projeto teve como objetivo executar durante dois meses vivências de atividades circenses para os alunos que frequentavam a Associação para o Desenvolvimento de Autistas em Campinas – ADACAMP (Brasil). Durante esse período, os participantes tiveram duas aulas de circo semanais, nas quais eram proporcionadas vivências de diversas modalidades do circo. A manipulação de objetos foi a mais utilizada devido a disponibilidade de recursos (pratos, aros, bolinhas, diabolô) na instituição. O projeto englobou atividades que auxiliaram no desenvolvimento dos alunos por meio de diversas possibilidades lúdicas e criativas. Como resultado do projeto, foi realizado uma apresentação de encerramento com os participantes, para familiares e amigos, reforçando deste modo, um momento de grande importância no circo, a relação com o público.

Palavras-Chave: Circo. Atividades Circenses. Autismo. Relato de experiência

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA (pp.82-89)

Related posts

Correio conta a história da tradicional família circense Portugal

circon

O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas (pdf)

Daniel Lopes

Libras e educação de surdos: estado da arte dos sinais para o ensino das atividades circenses (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment