Artigos

O circo hoje: do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea (pdf)

MASSA, Clóvis Dias; PONSI, Iasmin D’Ornelas. O circo hoje: do hibridismo à emergência de uma dramaturgia contemporânea. Repertório, Salvador, ano 23, n. 34, p. 90-113, 2020.1

RESUMO
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo com base nas discussões e estudos desenvolvidos por alguns especialistas franceses, como: Martine Maleval, Jean-Marc Lachaud e Jean Michel Guy. A partir dessas proposições, busca-se observar os fatores históricos e sociais que acarretaram rupturas com padrões estéticos vigentes tanto no teatro quanto no circo, implicando o surgimento de novas estéticas e a emergência de uma dramaturgia no circo contemporâneo. Para tanto, o artigo transita entre as noções de novo circo e circo contemporâneo, observando os processos híbridos entre o circo e demais artes (teatro, dança, música…) nas novas formas do fazer circense. Sendo assim, o estudo pressupõe uma dramaturgia circense que se estabelece em concepções inovadoras de espetáculos e que se constitui, de maneira concomitante, na integração das artes circenses com os materiais textuais e os elementos cênicos. Por fim, o artigo se propõe a apresentar, sobretudo, bases conceituais para o estudo da ocorrência de uma dramaturgia sui generis de circo, decorrente dessas criações híbridas que se estabelecem a partir da democratização dos saberes circenses, com a criação das escolas de circo nos anos 1970 e 1980.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Representing the life course of a nineteenth-century aquatic entertainer through different modes of expression (pdf)

Daniel Lopes

A arte circense no contexto da Educação Física (pdf)

circon

Memória e representações da cultura popular no Circo-teatro do Bebé no Rio Grande do Sul (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment