Nóbrega, Ronildo Júnior Ferreira – “O malabarismo como protocolo de transformação do corpo e das coisas em position parallèle au plancher (P.P.P.) de Phia Ménard (pdf)”. IN: O Circo: Ontem e hoje. Cadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 219-231 . (Também disponível, em pdf neste site, no link: Livraria).
RESUMO: Este artigo aborda a prática do malabarismo como protocolo de transformação do corpo e das coisas no espetáculo Position Parallèle au Plancher (P.P.P.) (2008), da Compagnie Non Nova. Encenada e performada pela francesa Phia Ménard, essa obra implica, literal e metaforicamente, o corpo e o gelo em um programa coproducente de transformação. Em sua tentativa de manipular uma materialidade que se recusa a aderir a dinâmica de captura, o malabarismo de Ménard dispara um modo relacional de atuação em que corpo e gelo se produzem mutuamente, alterando nessa relação os seus respectivos modos de existir e de se mover em cena. Dada essa constatação, argumenta-se que essa atitude radicaliza uma noção de malabarismo como política da instabilidade, expandindo tanto os códigos quanto as premissas tradicionais dessa prática.
PALAVRAS-CHAVE: Phia Ménard. Circo contemporâneo. Malabarismo
ABSTRACT: This article addresses the practice of juggling as an attitude of transformation of the body and things in Position Parallèle au Plancher (P.P.P.) (2008), by Compagnie Non Nova. Staged and performed by Phia Ménard, this solo implicates, literally and metaphorically, body and ice in a relational transmutation program. In Ménard’s attempt to manipulate a materiality that refuses to adhere to the dynamics of capture, juggling triggers a relational mode of action in which both body and ice are produced mutually, changing their ways of existing and moving on the scene. Given this observation, it is argued that this attitude radicalizes a notion of juggling as politics of instability, expanding both the codes and the premises of this traditional practice.
KEYWORD: Phia Ménard. Contemporary circus. Jugglingun