Artigos

O malabarismo da prática à socialização: estimulando a potencialidade criativa por meio do jogo (pdf)

Favari, Kaique Bueno de Camargo; Godoy, Luís Bruno de; Melo, Rogério Zaim de; Scaglia, Alcides José; Galatti, Larissa Rafaela – O malabarismo da prática à socialização: estimulando a potencialidade criativa por meio do jogo. IN: Licere Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer – UFMG, Belo Horizonte, v.24, n.4, dez/2021.

RESUMO:

Mesmo ao entendermos o jogo como autotélico, consideramos que suas reverberações extrapolam os limites do próprio jogo em si, assim, ele se torna elemento fundamental para os processos de ensino, visto que sua pedagogização é possível se atrelada ao ambiente de jogo, e esse, possibilita encontros a todos aqueles que dele participam. Com isso, o ensino do malabarismo por meio do jogo tem um potencial de atingir tais objetivos por uma outra lógica que não a tradicional – tecnicista. Diante disso, o objetivo do estudo foi propor, aplicar, avaliar e aprimorar oficinas de malabarismo por meio do jogo para adultos. Para organizar a pesquisa foi utilizado do método exploratório-descritivo e propositivo que auxiliou na execução, observação e aprimoramento das oficinas. E utilizamos da observação para poder descrever aquilo que foi visto, dando ênfase em variáveis fundamentais para a prática do malabarismo e para as relações sociais que emergiam diante do jogo. Podemos observar que o ensino do malabarismo por meio do Jogo é um caminho para desenvolver variáveis essenciais para a prática como: o tempo de reação, desenvolvimento corporal e autoconfiança do praticante, além disso, gera uma socialização entre os participantes da oficina devido às situações que ocorreram ao longo do processo como a aceitação do erro, exposição das fragilidades e consequentemente confiança com o próximo e consigo mesmo. Por fim, consideramos que o ensino do malabarismo por meio do jogo não só promove o ensino da modalidade, mas, potencializa que o malabarismo reverbere da prática pedagógica desenvolvida na oficina para outras esferas da vida do praticante, fazendo com que os participantes tenham experiências únicas e insubstituíveis.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do Jogo. Ensino e aprendizagem. Experiência

JUGGLING, FROM PRACTICE TO SOCIAL ISSUES: STIMULATING CREATIVE POTENTIALITY THROUGH PLAY

ABSTRACT:

Even when we understand the game as autotelic, we consider that its reverberations go beyond the limits of the game itself, thus, it becomes a fundamental element for the teaching processes, since its pedagogization is possible if linked to the game environment, and this enables meetings to all those who participate. Thus, teaching juggling through games has the potential to achieve these goals through a different logic than the traditional one – technical. Therefore, the aim of this study was to propose, apply, evaluate, and improve juggling workshops for adults. To organize the research we used the exploratory-descriptive and propositional method, which helped in the execution, observation, and improvement of the workshops. We used observation to describe what was seen, emphasizing variables that were fundamental to the practice of juggling and to the social relationships that emerged in the game. We observed that teaching juggling through games is a way to develop variables that are essential to the practice, such as reaction time, body development, and practitioner self-confidence. Furthermore, it generates socialization among the workshop participants due to the situations that occurred during the process, such as accepting mistakes, exposing weaknesses, and, consequently, trusting others and oneself. Finally, we consider that teaching juggling through games not only promotes the teaching of the modality, but also allows juggling to reverberate from the pedagogical practice developed in the workshop to other spheres of the practitioner’s life, giving the participants unique and irreplaceable experiences.

KEYWORDS: Pedagogy of the Game. Teaching and learning. Experience.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Circo en la escuela: compartiendo prácticas pedagógicas (pdf)

Silva

O circo em Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, espetáculo do Teatro Ornitorrinco (pdf)

circon

O Circo no Brasil – Estado da Arte (pdf)

circon

Leave a Comment