Ribeiro, Camila da Silva; Cardani, Leonora Tanasovici; Rodrigues, Gilson Santos; Bortoleto, Marco Antonio Coelho – “O “não lugar” do circo na escola”. IN: Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 246-263.
A Revista Portuguesa de Educação (ISSN 0871-9187/ E-ISSN: 2183-0452) é uma publicação semestral do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho (UM). Conta com o apoio de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT através dos projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo: O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade mediática e também as suas potencialidades educativas nas últimas três décadas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de ensino fundamental na cidade de Campinas – São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que sim, a escola é também lugar para o circo, na forma tanto de conteúdo programático como de espaço de compartilhamento da cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte, em geral, e o circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e das próprias instituições educativas.