Artigos

O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo (pdf)

Tucunduva, Bruno Barth Pinto – “O que é ‘circar’? Fundamentos para metodologia de iniciação ao circo”. IN: Repertório, Salvador, ano 23, n. 35, p. 87-114,, 2020.2.

RESUMO: A iniciação ao circo é comumente abordada de modo tecnicista. Uma lacuna existente na produção pedagógica é como integrar o aprendizado técnico à criação de sentido poético para o movimento. Esta pesquisa criou uma metodologia de aprendizado para solucionar essa questão. A proposta foi elaborada em uma pesquisa-ação com cinco anos de experimentos no projeto de extensão Cirthesis, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. A fundamentação teórica partiu da questão “o que é circar?” e criou orientações pedagógicas para a iniciação artística que: a) utilizam as teorias do jogo como recurso didático no processo de criação e aprendizado; b) identificam bases para a educação gestual e expressiva as qualidades estéticas comuns ao espetáculo circense (o risco, o sublime, o grotesco e o cômico); c) orientam a integração desses aspectos ao aprendizado de acrobacias e malabarismo por meio de recursos técnicos da dança educativa, do teatro gestual/físico, da rítmica e de práticas de condicionamento físico. Este artigo descreve o planejamento geral para a iniciação ao circo e explica a criação de aulas passo a passo. A conclusão foi encontrar um caminho inovador para legitimar uma identidade pedagógica própria ao circo em contextos de aprendizagem emergentes na sociedade.

Palavras-chave: circo; pedagogia; artes cênicas; criação; iniciação artística

ABSTRACT
Circus initiation is commonly approached in a technical way. There is a gap in the pedagogical productions on how to integrate technical learning with the creation of poetic meaning for the movement. This research created a learning methodology to solve this question. The program was elaborated in research-action design with five years of experiments in the extension project Cirthesis, of the Department of Physical Education at the Federal University of Paraná. The theoretical grounding started with the question “what is to circus?” and created pedagogical guidelines for artistic initiation which: a) use game theories (Physical Education) as a didactic resource for learning and creation processes; b) identify common aesthetic qualities of circus spectacles as a basis for gesture and expressive education (the risk, the sublime, the grotesque and the comic); c) guide the integration of these aspects to the learning of acrobatics and juggling by technical resources of educational dance, gestural/physical theater, rhythmics and physical conditioning practices. This article describes the general planning for circus initiation and explains how to create classes step by step. The conclusion was to find an innovative path for legitimizing a specific pedagogical identity to the circus in emerging learning contexts in society.
Keywords: Circus. Pedagogy. Art. Creation. Artistic initiation.

RESUMEN: La iniciación al circo se aborda comúnmente de manera técnica. Hay una brecha en las producciones pedagógicas sobre cómo integrar el aprendizaje técnico con la creación de significado poético para el movimiento. Esta investigación creó una metodología de aprendizaje para resolver esta cuestión. El programa fue elaborado en una investigación-acción con cinco años de experimentos en el proyecto de extensión Cirthesis, del Departamento de Educación Física, de la Universidad Federal de Paraná. La base teórica comenzó con la pregunta ‘¿Qué es circar?’ y creó orientaciones pedagógicas para la iniciación artística que: a) utilizan las teorías de los juegos como recurso didáctico para la aprendizaje y creación, b) identifican como una base para la educación gestual y expresiva las cualidades estéticas comunes al espectáculo de circo: el riesgo, lo sublime, lo grotesco y lo cómico, c) guían la integración de estos aspectos al aprendizaje de la acrobacia y el malabarismo mediante recursos técnicos de danza educativa, teatro gestual/físico, ritmica y prácticas de acondicionamiento físico. Este artículo describe la planificación general y explica cómo crear clases paso-a-paso. La conclusión fue encontrar un camino innovador para legitimar una identidad pedagógica específica para el circo en contextos de aprendizaje emergentes en la sociedad.
Palabras clave: Circo. Pedagogía. Arte. Creación. Iniciación

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Comicidade: do “corpar” clownesco como princípio móvel, flexível, risível e espontâneo na (des) formação do ator (pdf)

Silva

O mais profundo é a pele (pdf)

circon

Anjos e pernas: a “moça de circo” no imaginário artístico brasileiro (pdf)

circon

Leave a Comment