Artigos

Ópera, Commedia Dell´Arte e palhaçaria feminina: estudos a partir da ópera Pagliacci de Ruggero Leoncavalo (PDF)

Cardoso, Manuela Castelo Branco de Oliveira – “Ópera, Commedia Dell´Arte e palhaçaria feminina: estudos a partir da ópera Pagliacci de Ruggero Leoncavalo”. IN: São Paulo: Revista Rebento, n. 8, junho de 2018, pp, 226-243.

RESUMO: O presente artigo desenvolve sobre os aspectos simbólicos e históricos que ligam a ópera cômica à commedia dell´arte e a estudos sobre palhaçaria feminina. Ao mesmo tempo, apresenta e problematiza algumas máscaras cômicas femininas como as Enamoradas, a Colombina, a Cortigiana e a soubrette. Trata, ainda, do intrincado processo de ocupação do palco por artistas mulheres e discute a entrada delas em cena.
Palavras-chave: Ópera. Mulher. Commedia dell´arte. Palhaçaria feminina.

ABSTRACT: The present article develops symbolic and historical aspects that link the comic opera to the commedia dell’arte and studies on female clowning. Presents and problematizes some female comic masks such as: the Enamored, Colombina, Cortigiana and soubrette. It also discusses the intricate process of occupation of the stage by women and discusses the entrance of women on stage.
Keywords: Opera. Womam. Commedia dell´arte. Female clowin.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

ARTIGO PUBLICADO TAMBÉM NO SITE CARNAVALESCAS.ORG, 2018

Related posts

O modo de atuação melodramático: pistas em Les enfants du paradis (Marcel Carné,1945) (pdf)

Daniel Lopes

Mapeando o ensino das atividades circenses no contexto escolar: escolas, professores e práticas pedagógicas (pdf)

Daniel Lopes

A extraordinária viagem dos artistas italianos: histórias da itinerância dos circenses tricolores (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment