Artigos

Pedagogia circense: relato de experiência do 1o. ano do projeto de formação para o circo cearense (pdf)

CAMÊLO, Camila Maria Guerra; SILVA, Ana Cláudia Vieira. Pedagogia circense: relato de experiência do 1o. ano do projeto de formação para o circo cearense. IN: Fortaleza (CE): Anais do IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU, realizado de 24 a 26 de outubro de 2019.

 

RESUMO: O presente relato descreve as percepções, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido pela autora e orientadora durante o primeiro ano de realização do projeto “Pensando as artes do circo: projeto de formação para o circo cearense” que aconteceu no período de maio a dezembro de 2018, além de experiência inédita para o Estado, o projeto trata-se da primeira experiência da equipe pedagógica com esse público aprendente. Com objetivo de formar a primeira turma de instrutores de circo tradicional composta por circenses tradicionais de lona tem duração prevista para três anos, de 2018 a 2020. Suas ações foram organizadas em dois eixos, ações formativas em humanitude, de caráter valorativo concentrando-se no reconhecimento dos indivíduos como sujeitos de direito e o empoderamento do circense de lona na transmissão de sua arte tradicional, e artes e técnicas circenses, aulas práticas de corpo onde os circenses aplicavam os conceitos de movimentos e consciência corporal. Ambos os eixos foram trabalhados concomitantemente e de forma colaborativa entre equipe pedagógica, equipe de formadores e circenses tradicionais para que fosse desenhada uma metodologia que atendesse as especificidades do grupo. Com este relato objetivamos apresentar os aspectos didático-pedagógicos de formação em ambientes não formais de ensino através da descrição da experiência da equipe pedagógica como observadora e partícipe no projeto. Neste primeiro ano, foram realizados encontros presenciais em equipamentos culturais da cidade de Fortaleza, e foi verificada a necessidade de realinhar a metodologia trabalhada, estando esta, em andamento, serão implementadas as modificações durante o segundo ano de atividades.
Palavras-chave: Circo tradicional, Formação, Metodologia, Pedagogia, Arte circense.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

“El circo que hacemos hoy”: posibilidades, recorridos y limites en la resignificación del arte circense em Argentina (pdf)

Silva

Pedagogia e a Arte Circense: Subsídios para vida prática, para o desenvolvimento humano e o convívio social. (pdf)

circon

Palhaças: Uma Questão de Gênero? (pdf)

Silva

Leave a Comment