Barragán, Teresa Ontañon; Bortoleto, Marco Antonio C. – “Pedagogia contemporânea”. In: Unicamp pesquisa – ano 03, número 03, 2017, p. 08-11
A prática circense tem buscado uma
pedagogia nova e integrada, com a
possibilidade para a educação
corporal, artística e estética.
O interesse pelo lúdico sempre permeou a sociedade. Nos últimos anos, a busca por alternativas quanto às práticas esportivas e culturais tem mostrado um crescente interesse pelo circo.
A prática do circo, antes relegada aos artistas profissionais, hoje se desenvolve em academias, projetos sociais, escolas de circo, em atividades ao ar livre e também nas escolas. Esse reencontro do circo em seu potencial lúdico com a escola tem provocado uma revolução da área de Educação Física, sendo a Unicamp referência nas pesquisas e na formação de professores.
Um dos projetos recentes desenvolvidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (Circus) da FEF-Unicamp analisou práticas pedagógicas em diferentes escolas no Brasil e no exterior.
O circo como elemento de integração da educação corporal, estética e artística na escola foi o tema da pesquisa de doutorado de Teresa Ontañon Barragán. “O circo se apresenta como uma oportunidade para o diálogo entre o corpo, a educação (estética) e, por conseguinte, para a sensibilidade artística.”
Teresa explica ainda que, em geral, as experiências pedagógicas com o circo apresentam essa arte de maneira rasa, sem uma prática que contextualize e considere com suficiente profundidade as dimensões histórica, artística, estética, filosófica e técnica do circo.