Lima, Larissa Lais Leão de Lima – Pesquisa de criação e construção de equipamento circense: tripé de equilíbrio com materiais sustentáveis. Projeto selecionado através do edital 14 / 2020 – Seleção de bolsistas para as áreas artísticas, técnicas e de produção cultural. Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) – SECULT MG.
Este relato de pesquisa, tem a pretensão de compartilhar a experiência da construção do tripé de bambu com atenção para a segurança do equipamento e do circense. A seguir estão descritas e ilustradas a pesquisa inicial de uma circense curiosa em busca de autonomia, criatividade e segurança em trabalho. O seguinte relato, não pretende ser um manual, mas ser um facilitador do processo de quem busca desenvolver o seu equipamento de tripé.
O interesse pelo bambu vem das vivências em bioconstrução que tive, inclusive uma delas vivenciada dentro da escola onde eu me formei como técnica em Artes Circenses1 e após a professora de Consciência Corporal usar o bambu em suas aulas, eu vi a possibilidade e comecei a pesquisar com o bambu. Já o interesse pela segurança em trabalho, veio também durante a minha formação na disciplina de Análise e Segurança do Corpo em Trabalho e na oficina do Diego Leandro Ferreira durante o IV Seminário Internacional de Circo, 2018 – FEF/Unicamp e agora aprofundando com a minha formação como técnica em segurança do trabalho.
CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA