Tortorella, Maria Emília – A poética de Carlos Alberto Soffredini: uma bagunça rapsódica. Campinas (SP): Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2019.
Resumo: Esta tese é fruto de uma incursão na obra do dramaturgo e diretor teatral Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001) com base sobretudo no pensamento teatral de Antônio de Alcântara Machado (1901 – 1935) e no aporte teórico-metodológico sobre o drama moderno e contemporâneo de Jean-Pierre Sarrazac (1946 -). A partir deste recorte, a tese apresenta a noção de bagunça rapsódica para caracterizar a poética soffrediniana no que concerne sua vertente de experimentação dramatúrgica a partir da tradição do teatro popular brasileiro, principalmente o circo-teatro. Fez parte do processo de pesquisa o levantamento de materiais primários diversos – críticas, fotos, programas de espetáculo etc. – e a realização de entrevistas com artistas que trabalham ao lado de Soffredini. As informações obtidas nesses materiais e entrevistas, cruzadas com as principais referências bibliográficas da área dos estudos teatrais, embasaram as reflexões que tecem esta tese.
Palavras-chave: Teatro popular brasileiro. Teatro moderno brasileiro. Antônio de Alcântara Machado. Carlos Alberto Soffredini. Bagunça rapsódica.
ABSTRACT: This work is the result of an incursion into the work of the playwright and stage director Carlos
Alberto Soffredini (1939 – 2001). The study was based mainly on the theatrical thought of Antônio de Alcântara Machado (1901–1935) and the theoretical and methodological contribution on the modern and contemporary drama of Jean-Pierre Sarrazac (1946-). The work presents the notion of bagunça rapsódica (rhapsodic mess) to characterize Soffredin’s work in what concerns its aspect of dramaturgical experimentation based on the tradition of Brazilian popular theater, especially the circus-theater. The research process involved the survey of several primary materials – reviews, photos, shows, etc. – and conducting interviews with artists who work alongside Soffredini. The informations obtained in these materials and interviews, crossed with the main bibliographical references of the area of theatrical studies, supported the reflections that weave this thesis.
Keywords: Brazilian popular theater. Brazilian modern theater. Antônio de Alcântara Machado. Carlos Alberto Soffredini. Bagunça rapsódica (rhapsodic mess)