A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular (pdf)

SILVA, Rodrigo de Oliveira e. A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular. 277p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas SP,  2014.

RESUMO

 Este trabalho investiga possibilidades de criação teatral a partir do diálogo com algumas tradições do ator popular através do ato da traição, conceituado como uma releitura de uma tradição teatral do passado em diálogo com o mundo e a cena contemporâneos, sem nenhuma tentativa de resgate ou reconstrução. Esta investigação aconteceu, sobretudo através de dois estudos de caso. O primeiro deles é o do encenador russo do início do século XX Vsévolod E. Meierhold e do diálogo de suas encenações e de sua pedagogia com as tradições do balagan, da Commedia dell’Arte e do circo russo. O segundo é o do encenador brasileiro contemporâneo Fernando Neves e do diálogo de suas encenações e de sua pedagogia com a tradição teatral de sua família, os Santoro-Viana-Neves gestores, em meados do século XX, do Pavilhão Arethuzza, um dos mais importantes circos-teatros da história do Brasil. A principal reflexão que esta dissertação levanta é sobre a possível pregnância da criação teatral vista como uma articulação de uma investigação de algumas das tradições do ator popular com as necessidades expressivas da cena contemporânea e a individualidade de cada artista, para que o diálogo da realidade de hoje com uma tradição do passado permita-nos sonhar um novo teatro.

Palavras-chave: Vsévolod Meierhold; Fernando Neves; Atores; Circo; Teatro.

ABSTRACT

This work investigate possibilities of theatrical creation from the dialogue with some of popular actor’s traditions, throught treason, seen as a reinterpretation of a theatrical tradition of the past in conexion with the contemporary world and theatre, without attempts of rescuing or rebuilding. This investigation happened throught two case studies.The first one is about a russian theatre director of the early XX century Vsévolod E. Meyerhold and the dialogue between his spetacles and pedagogics with traditions of balagan, Commedia dell’Arte and russian circus. The second one is about the brasilian contemporary theatre director Fernando Neves and the dialogue between his spetacles and pedagogics with the theatrical traditions of his family, the Santoro-Viana-Neves, who owned, in the middle of XX century, the Pavilhão Arethuzza, one of the most importants companies of brazilian drama-circus. The main thought that this dissertation want to propose is about the possibility of theatrical creation seen as the conjuction between an investigation of some of popular actor’s traditions with the expressive needs of contemporary theather and the artist individuality, for the dialogue between nowdays reality with an ancient tradition allow us dream with a new theatre.

Key words: Vsévolod Meyerhold; Fernando Neves; Actors; Circus; Drama.

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