A balada do Palhaço Frajola: estudo sobre a influência melodramática na obra do dramaturgo Plínio Marcos

Meurer, Renildo – A balada do Palhaço Frajola: estudo sobre a influência melodramática na obra do dramaturgo Plínio Marcos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná – Letras. Dissertação de Mestrado, 2002.

RESUMO: Esta dissertação pretende analisar as influências do melodrama circense na estética do dramaturgo Plínio Marcos. Partimos da construção do subgênero melodrama, já que o vincularemos ao gênero teatral, afirmando que ele advém de um tipo de teatro especial, praticado dentro do circo como entretenimento popular, e que preservou características tanto do teatro como do circo, bem como se distanciou de outras para formar uma terceira maneira de se fazer arte. Esta, muito embora conserve aspectos das duas, não é exatamente nem uma nem outra: é o circo-teatro. Aproximamos, assim, o circo-teatro da carnavalização, no sentido baktiniano da utilização do grotesco presente nas peças melodramáticas circenses, especialmente nas aparições de personagens tipificados como clowns, palhaços, bobos, cômicos e loucos. Características estas também presentes, de alguma forma, na escrita de Plínio Marcos, principalmente através da ironia, do pejorativo e da piada virulenta, uma constante no conjunto de sua obra. Para identificar tais características tomamos como exemplos as peças Balada de um Palhaço e O Assassinato do Anão do Caralho Grande, objetos de análise desta dissertação.

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