A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872 (pdf)

Lopes, Daniel de Carvalho. A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015. 

RESUMO: Esta pesquisa tem como proposta apresentar a trajetória do Circo Chiarini (1856 – 1897) em sua primeira temporada brasileira, de 1869 a 1872, e analisar o quanto a produção da linguagem circense no período estabeleceu os mais variados diálogos, relações, incorporações e trocas com a sociedade, ou seja, o quanto foi contemporânea a esse momento histórico tanto numa perspectiva temporal quanto relacional. Nesse sentido, por meio do cruzamento de variadas fontes, principalmente bibliográficas e jornalísticas, foi possível perceber a dimensão da complexa construção artística, empresarial, publicitária e arquitetônica encabeçada pelos circos na segunda metade do século XIX, e o quanto a arte circense foi protagonista do que estava acontecendo em termos artísticos, tecnológicos, culturais e políticos do Brasil oitocentista.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil – mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social da Belle Époque carioca (pdf)

circon

Espaço em movimento: cenografia e circo (pdf)

Silva

As Artes Circenses como Possibilidade de Atuação em Instituições de Saúde Mental (pdf)

Silva