A formação do artista circense goiano: olhares e deslocamentos entre o Circo Basileu França e o Circo Laheto (pdf)

Leles, Marilia Teodoro de – A formação do artista circense goiano: olhares e deslocamentos entre o Circo Basileu França e o Circo Laheto. Goiânia: Dissertação de Mestrado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Performances Culturais, 2018.

RESUMO: Este trabalho propõe-se ao estudo dos processos de transmissão de saberes a partir de instâncias institucionalizadas de formação circense. Como campo de pesquisa foram selecionadas duas instituições da cidade de Goiânia, a saber, o Circo Laheto e o Circo Basileu França. O “Laheto” constitui-se em entidade privada, existente desde o ano 2000 e se configura como um circo social. O “Basileu” integra o Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, inicialmente criado como Escolinha de Artes Veiga Valle, primeira escola pública destinada ao ensino das artes no estado de Goiás no ano de 1967. A primeira,
além do atendimento a crianças e jovens, ofereceu um Curso Profissionalizante em Circo nos anos de 2016-2017, enquanto a segunda promove, de forma intermitente, um curso de circo com duração de três anos na modalidade FIC (Formação Inicial Continuada) desde 2002. A pesquisa busca compreender a partir dos sujeitos e de suas práticas as experiências vividas por eles nesse contexto de formação de artistas. Como metodologia foi utilizada entrevista com professores, alunos e coordenadoras, além de observações das aulas e das performances criadas por eles, e a participação da própria autora nos processos de formação pesquisados. Assim, procurou-se compreender como se formam os novos artistas e os elementos dessa pedagogia no contexto do centro-oeste brasileiro a fim de identificar e discutir os procedimentos estabelecidos nesses processos formativos por meio de proposições que possam auxiliar no processo de formação de artistas circenses.
Palavras-chave: circo; formação; escolas de circo; arte/educação.

ABSTRACT: The aim of the current research was to investigate the knowledge transmission process at institutionalized centers of circus schooling. Two institutions from the city of Goiania were chosen to compose the field of research, namely Circo Laheto and Circo Basileu França. Laheto is a private institution opened in the year 2000 and functions as a social circus. Basileu is part of the Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França (Technologic Institute of Goiás in Arts Basileu França), originally set up as Escolinha de Artes Veiga Valle (School of Arts Veiga Valle) in 1967 as the first public school destined to the teaching of the arts in the state of Goiás. The former, besides teaching children and youngsters, offered a Professional Course in Circus in the years 2016-2017 while the latter has been offering, on intermittent basis, 3-year length certificate programs in circus since 2002. The research seeks to comprehend, by analyzing the individuals and their practices, the experiences they went through in this artistic formation set. As methodology, interviews were conducted with teachers, students and coordinators; classes and student-developed performances were watched, and the author herself took part in the researched formation processes. Therefore, the process by which new artists are formed and its pedagogical elements were investigated in the Brazilian Midwest context in order to identify and discuss the proceedings employed by the use of propositions which may contribute to the formation of circus artists.
Key words: circus; formation; circus schools; arts/education

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Análise de referências de teses e dissertações sobre circo: um estudo no repositório institucional da Universidade Estadual de Campinas (pdf)

Daniel Lopes

Retrato de picadeiros: memórias de uma trajetória de circo na Amazônia paraense (pdf)

circon

Espaço em movimento: cenografia e circo (pdf)

Silva