A formação do palhaço circense (pdf)

Silva, Pedro Eduardo da – A formação do palhaço circense. São Paulo – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes – Dissertação de Mestrado em Artes, 2015.

RESUMO: Este trabalho dedica-se a analisar os métodos de formação para palhaços, principalmente àqueles que se apoiam na matriz circense. Por meio de material coletado em entrevistas realizadas com professores de palhaços e clowns, foi possível observar os principais elementos que compõem esta formação.

As carreiras de dois palhaços circenses : Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação difusa e a tradição oral repassam seus saberes com tanta eficácia. As didáticas de alguns professores de clowns da matriz francesa e minhas experiências pedagógicas como oficineiro em cursos com programas e durações diversas, são utilizadas de forma transversal na observação de procedimentos e resultados obtidos.

São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras. O conceito “dom da palavra” torna-se a referência para o caminho que trilham para formação de um bom palhaço de picadeiro, além da absorção de técnicas diversas: acrobacia, música, mímica, maquiagem, voz e caracterização.

A teatralidade também surge com seus elementos essenciais (dramaturgia, ação dramática, triangulação, efeito) para estruturação de entradas, reprises e esquetes que se tornam literatura oral e, ao mesmo tempo, instrumento pedagógico para formação do palhaço circense.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Temporada de Circo na cidade de São Paulo: tradição, transformações e cobertura jornalística

circon

O sucesso e o sustento: A TRAJETÓRIA DA ATRIZ BONFINENSE CELINA FERREIRA (1902-2001) (pdf)

Silva

Clown, absurdo e encenação – processos de montagem dos espetáculos “Godô”, “Trattoria” e “Joguete” (pdf)

Silva