A identidade saltimbanco (pdf)

Sacchi, Wellington. A identidade saltimbanco. Campinas: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes (IA),Área de Conceitração Multimeios. Dissertação de Mestrado em Multimeios, 2009.

RESUMO: Essa pesquisa teve como objetivo central aproximar-se do conteúdo identitário do artista circense para conseguir estabelecer reflexões a respeito da identidade saltimbanco. Diante das diversas possibilidades que se instauram na busca desse complexo que é a identidade, procurou-se estabelecer inicialmente um cenário de onde pudessem ser extraídos dados específicos que levassem a analises com a riqueza de conteúdo suficientes. Para tanto foi escolhido o circo como objeto de estudos e conseqüentemente o grupo de circenses que o integra como fonte de dados. A proposta para alcançar essa coleta dentro da pesquisa foi definida a partir da possibilidade de representações desse grupo em questão através, preponderantemente, de imagens fotográficas, produzidas em circos que fossem escolhidos aleatoriamente. Em decorrência dessa intenção foi estruturado um trabalho de campo em dois circos distintos, primeiramente o Circo Mundo Mágico e em seguida o circo Stankowich, ambos com características marcadas em serem conhecidos como circo-família que são os mais comuns encontrados no Brasil. Iniciado no ano de 2005 e finalizado no ano de 2008, foram produzidas as fotografias além de coletado outros dados, como entrevistas, captações de vídeo, diário de campo pesquisa de opinião, também necessários ao estudo. Desenvolveu-se, com as centenas de fotografias produzidas, um sistema de pranchas fotográficas, que são a reunião de algumas imagens em uma determinada folha para posterior analise. Dentre as 33 pranchas montadas passa-se a fase das analises de diversas questões que tangenciam a identidade do circense sempre com a referência dessas fotografias. Nesse sentido as imagens formaram o conteúdo principal dos resultados analíticos para o reconhecimento de diversos aspectos antropológicos do grupo pesquisado. Diante de todos esses reconhecimentos chega-se a possíveis faces do caráter identitário do circense que perpassam pelo seu corpo físico, por sua forma nômade de ser, até o picadeiro

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Respeitável Público. O Jornal do Circo (pdf)

Silva

L’apprentissage du clown et ses répercussions sur l’oeuvre. Analyse sur la genèse, la pratique, et l’esthétique de l’art clownesque à partir du XIXe siècle Présenté (pdf)

Silva

O jovem Brecht e Karl Valentin: A cena cômica na república de Weimar (pdf)

circon