Araújo, Alice Soares de – A mulher palhaça: a poética da existência, em narrativas femininas na cidade de Macapá. Macapá (Amapá): Monografia de conclusão de curso apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Estudos Culturais e Políticas públicas, Universidade Federal do Amapá, 2019.
RESUMO: Este trabalho nasce de uma paixão, uma relação afetiva que há anos construo com a poética palhacesca, uma relação policromática, igualmente a diversidade de cores que compõe o universo da palhaçaria, com quem tenho uma relação de afetos múltiplos, mútuos, pois ser palhaça na possibilidade de uma nova existência, se pauta das minhas dúvidas, minhas inquietações de mulher, pesquisadora e palhaça, tendo como esteio o desejo de compreender quais as relações mobilizadoras que impulsionam a ação poética das mulheres palhaças na cidade de Macapá, para a colheita dos dados, dentro de uma dimensão etnográfica enquanto natureza da pesquisa, me lancei em uma observação participante no II encontro de mulheres palhaças do Amapá, na busca de ouvir narrativas de 03 mulheres palhaças da cidade de Macapá; no encontro caminhei entre o familiar e o exótico, pois no evento estavam reunidas as palhaças de cidade de Macapá, e por ora eu precisava dar voz a pesquisadora, em outro momento era a palhaça que reivindicava voz, para que melhor pudesse, além de vivenciar aquela experiência, ouvir as narrativas daquelas mulheres de forma sensível e respeitosa. Para elucidar a questão, foram discutidos os percursos históricos das mulheres que lutaram para afirma-se enquanto sujeito da comicidade, buscando entender os processos de silenciamentos da história da mulher cômica, os eventos de palhaçaria enquanto mecanismo impulsionadores nas pesquisas teóricas e práticas da palhaçaria feminina, a inserção desta arte no nosso País, os modos de existir palhaça, as relações com a cidade, como interferimos na cidade e a cidade interferi no nosso modo de existir, questões acerca do universo da mulher, seus processos de silenciamento, lutas e resistência e como a palhaçaria se organiza enquanto oficio na cidade de Macapá.
PALAVRAS-CHAVES: Mulher, palhaçaria feminina e cidade.
ABSTRAT: This work is born of a passion, an affective relationship that I’ve been building for years with lown poetic, a polychromatic relationship, equally to a diversity of colors that make up the universe of clowning with whom I have a relationship of multiple affections, be clown in the possibility of a new existence, is based on my doubts, my woman worries researcher and clown, having as mainstay the desire to understand which relationships mobilizers that drive poetic action of women clowns in the city of Macapá for data collection, within an ethnographic dimension as nature of research, I launched into a participant observation at the II meeting of clown women from Amapá, seeking to hear narratives of 03 clown women from the city of Macapá, in the event I walked between the familiar and the exotic because at the event were gathered the clowns of Macapá city and for now I needed to give voice to the researcher, for now the clown, so that he could better than live that experience, listen to the narratives of those women in a sensitive and respectful way, To clarify the question, the historical pathways of women who, struggled to assert themselves as subject of the comic, understanding the silencing processes of the history of comic woman, clown events as a driving mechanism in the theoretical and practical research of female clowning, the insertion of this art in our country the ways of existing clown relations with the city, how we interfere with the city and the city interferes with our way of questions about the universe of women your silencing processes fights and resistance and how the clown organizes while officiating in the city of Macapá.
KEYWORDS: Woman, female clown and city.