A música como recurso cênico de palhaços: Cia. Teatral Turma do Biribinha e Circo Amarillo (pdf)

Melo Filho, Celso Amâncio de – A música como recurso cênico de palhaços: Cia. Teatral Turma do Biribinha e Circo AmarilloSão Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Instituto de ARtes – Programa de Pós Graduação em Artes. Dissertação de Mestrado, 2013.

RESUMO: A linguagem musical, suas técnicas e seus instrumentos são ferramentas usuais na arte dos palhaços, tanto no exterior como no Brasil. A consulta a pesquisadores estrangeiros permite mapear aspectos históricos relacionados ao uso da música por artistas cômicos. Observados como artistas de habilidades múltiplas, os clowns mantiveram em seu trabalho um fazer artístico avesso às especializações, característico dos cômicos dos quais descendem, como os saltimbancos, bufões, comediantes dell’arte, que influenciaram na constituição dos clowns circenses, dos excêntricos musicais, dentre outras máscaras e personagens que têm a música como recurso de comicidade, valendo-se ainda de técnicas próprias em experimentações intensas da linguagem musical. No Brasil, entre o final do século XIX e início do século XX, os palhaços cantores dominaram os picadeiros circenses e foram determinantes para o início das gravações musicais.

Esta pesquisa investiga a presença da música como recurso cênico e cômico ainda presente na arte dos palhaços, abordando sua perspectiva histórica e sua poética no trabalho de dois grupos da atualidade: a Cia. Teatral Turma do Biribinha e o Circo Amarillo. Por meio da metodologia de pesquisa em história oral e de análises de cenas musicais, abordou-se o trabalho desses grupos como herdeiro de práticas anteriores, mas que possibilitam a renovação das performances cênicas e musicais contemporâneas por proporem uma prática não especializada, explorando tanto a teatralidade de uma performance musical quanto a musicalidade do ato teatral.

Palavras-chave: Clowns – Palhaços – Circo – Excêntricos Musicais – Clowns Musicais.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

A Criação da Cena do Palhaço por Meio da Improvisação e Experimentação em público (pdf)

Silva

Entre lágrimas e risos: os Serelepes e a memória do teatro itinerante (pdf)

Silva

Circo do Povo: estratégias metodológicas e miscelânea artística, de 1983 a 2019 (pdf)

Silva