Analise de cinesiologica e proposta de exercicios para praticantes de lira (pdf)

Domingos, Vivian Yuri – Analise de cinesiologica e proposta de exercicios para praticantes de lira. 54 f. Campinas SP: TCC – Trabalho de Conclusao de Curso apresentado a Graduapao da Faculdade de Educapao Fisica da Universidade Estadual de Campinas para obtenpao do titulo de Bacharel em Educapao Fisica, 2016.

RESUMO

O circo é um fenômeno próprio artístico e cultural presente nas sociedades primitivas e contemporâneas. O circo num primeiro momento de apresenta conectado à questões políticas e religiosas. Porém como no circo nada é permanente, até os dias de hoje o mesmo passa por muitas transformações. Desse modo, hoje chegamos a uma forma de circo que proporciona diversas modalidades e variados âmbitos para a prática dessa cultura. O que implica numa nova maneira de transmitir os saberes do mesmo. A partir dessas modificações do circo destacamos a modalidade de aéreos por suas qualidades técnicas e possibilidades de movimentos; em especial a lira, por sua versatilidade e escassez de trabalhos a respeito. Para iniciar a prática nesse aparelho é recomendado que a lira se encontre a poucos metros do chão, o que facilita o auxílio do professor e gera mais confiança para o aluno no processo de aprendizagem dos movimentos, além do mais, existe a necessidade de que certas capacidades sejam trabalhadas para o desenvolvimento harmônico desta modalidade. Para tal, este presente trabalho se dedica a apresentar alguns exercícios possíveis de serem realizados na Lira e analisar os mesmo de um ponto de vista de musculaturas recrutadas nos movimentos, sendo assim, a partir disso são propostos alguns exercícios, no aparelho e fora dele, que visam auxiliar no desempenho do praticante de lira, no que tange a capacidade física de força.

Palavras-Chaves: Circo, Lira, Cinesiologia, análise, anato-funcional.

ABSTRACT

The circus is an own artistic and cultural phenomenon present in primitive and contemporary societies. The circus in a first moment of presentation connected to political and religious issues. But as in the circus nothing is permanent, until the present day or even undergoes many transformations. In this way, it came to a circus form that offers varied forms and varied scopes for a practice of this culture. This implies a new way of transmitting the knowledge of it. From the modifications of the circus we emphasize the aerial modality by these technical qualities and possibilities of movements; Especially the aerial hoop, for its versatility and scarcity of researchs on it. To begin a practice in which the device is used the aerial hoop a few meters of the ground, which facilitates the teacher’s help and generates more confidence for the student in a process of learning the movements, moreover, there is a need to develop some physical capacities to practice this modality in a harmonious way. So this present work is dedicated to presenting some possible exercises to be performed in the aerial hooop and to analyze them from a point of view of musculature recruited in the movements, and from this, some exercises are proposed, in the apparatus and outside, which aim to aid in the performance of the aerial hoop practitioner, regarding physical strength.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NO ÍNTEGRA

 

Related posts

Aspectos do Teatro no Oeste do Brasil: notas para a História do Teatro Sul-Mato-Grossense (pdf)

Daniel Lopes

Palhaços Trovadores: uma história cheia de graça (pdf)

circon

O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço (pdf)

circon