Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990 (pdf)

Leite, Amanda Dias – Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Dissertação de Mestrado. Orientador: Ernani de Castro Maletta – Coorientadora: Erminia Silva, 2015.

RESUMO: Apresentaremos alguns dos fatores que contribuíram para a constituição e a expansão do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira a partir da década de 1980, com foco na produção cênica da cidade do Rio de Janeiro, bem como algumas das circunstâncias históricas e culturais ligadas ao fato de que, até o mencionado período, não era comum o exercício da palhaçaria por mulheres no Brasil. Serão abordadas as especificidades do modo de organização do trabalho no circo itinerante de lona brasileiro e as transformações por que passaram os meios de transmissão dos saberes circenses a partir da década de 1950, ligadas à fundação das primeiras escolas de circo do país – instituições que geraram a ampliação do acesso aos conhecimentos específicos dessa área e a consequente diversificação do perfil dos sujeitos envolvidos na produção circense contemporânea. Serão também discutidos alguns dos movimentos que contribuíram para difundir, na capital fluminense, conhecimentos e práticas referentes às artes circenses e à palhaçaria, influenciando a formação de muitos dos grupos que viriam a se constituir como referências no setor, nos quais, a partir da década de 1980, é possível identificar a presença de mulheres palhaças. Para atingir os objetivos propostos foram articulados diferentes procedimentos metodológicos, como a pesquisa bibliográfica, a consulta a periódicos comerciais publicados nas décadas de 1980 e 1990 e a realização de entrevistas semiestruturadas. Com base nos dados reunidos por esses meios, procuraremos demonstrar que o processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira está relacionado, dentre outros fatores, à diversificação das linhas de trabalho e pesquisa sobre essa área de atuação no país.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Dercy Gonçalves, matriz do artista popular brasileiro (pdf)

circon

SUBINDO A MONTANHA: Reflexões e narrativas de uma palhaça em movimento (pdf)

Silva

Precisa arte e engenho até…: um estudo sobre a composição do personagem-tipo através das burletas de Luiz Peixoto (pdf)

circon