Brincar: Uma Trama de Harmonia no Tecido Social

Consoni, Adelaide Fátima – Brincar: Uma Trama de Harmonia no Tecido Social. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Serviço Social. Dissertação de Mestrado, 2000.

RESUMO: Esta pesquisa traz o tema do lúdico, em específico o brincar, como meio de convívio e inclusão social. Nela é evidenciado o papel do lúdico na formação do indivíduo e na construção da cidadania e de que maneira ele interfere no desenvolvimento da civilização. Como e por que ele foi desprezado nas políticas públicas apesar de ser um importante instrumento de promoção de resiliência e de direitos. O objeto do estudo foi desenvolvido dentro de um projeto de atendimento voltado à família, à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social. É uma alternativa de programa exclusivamente voltado ao lúdico. Para o desenvolvimento da pesquisa realizada no final do ano de 1998, no Centro Lekotek Brasil – Unidade Circo Escola Enturmando de Vila Penteado, situado na Zona Norte 1 da cidade de São Paulo, foram aplicados questionários contendo perguntas específicas dirigidas a cada segmento pesquisado, ou seja, seis lideranças comunitárias, 18 famílias e 21 crianças e adolescentes que freqüentavam o programa. Os questionários foram aplicados com o objetivo de avaliar se o programa estava oferecendo às crianças, aos jovens e às suas famílias uma formação mais integral; quais partes do desenvolvimento humano estavam sendo priorizadas; em que medida o programa estava colaborando para a inclusão e revertendo a exclusão social e se o direito ao programa enquanto atendimento da assistência social estava realmente contribuindo para a construção da cidadania. O programa mostrou-se eficaz na promoção de resiliência e de direitos. O objeto do estudo foi desenvolvido dentro de um projeto de atendimento voltado à família, à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social. É uma alternativa de programa exclusivamente voltado ao lúdico. Para o desenvolvimento da pesquisa realizada no final do ano de 1998, no Centro Lekotek Brasil – Unidade Circo Escola Enturmando de Vila Penteado, situado na Zona Norte 1 da cidade de São Paulo, foram aplicados questionários contendo perguntas específicas dirigidas a cada segmento pesquisado, ou seja, seis lideranças comunitárias, 18 famílias e 21 crianças e adolescentes que freqüentavam o programa. Os questionários foram aplicados com o objetivo de avaliar se o programa estava oferecendo às crianças, aos jovens e às suas famílias uma formação mais integral; quais partes do desenvolvimento humano estavam sendo priorizadas; em que medida o programa estava colaborando para a inclusão e revertendo a exclusão social e se o direito ao programa enquanto atendimento da assistência social estava realmente contribuindo para a construção da cidadania. O programa mostrou-se eficaz na promoção da convivência através do brincar uma vez que a ação lúdica estimula a imaginação, a atividade motora e faz criar cumplicidade com aqueles que brincam juntos.

Related posts

“Vamos brincar de circo?” As brincadeiras das crianças da Escola “Brincando de Circo” e do Reality Circus (pdf)

circon

Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990 (pdf)

circon

Lugar de circo é na escola : o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica (pdf)

Silva