Circo Além da Lona: os processos de organização e produção das artes circenses (pdf)

CORDEIRO, Luan Vinicius da Silva. Circo Além da Lona: os processos de organização e produção das artes circenses2015. 68 f. Monografia (Especialização em gestão e produção cultural) – Faculdade Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba – PR. 

RESUMO: O presente trabalho é direcionado a uma compreensão de como as artes circenses atuais se organizam em seus aspectos de gestão e produção artística. A pesquisa surgiu da necessidade de registrar os processos de estruturação e organização circense. Pretende-se mostrar como os circos administram e desenvolvem a sua cultura e quais as demandas necessárias para sua continuidade. A pesquisa é estruturada com base no livro Marketing do Circo de Marlene Querubim proprietária do Circo Spacial no que diz respeito a aspectos de produção e estruturação circense e nos textos e livros da Drª Erminia Silva – historiadora circense – em relação a elementos históricos e de organização do circo, além dessas referências há dados obtidos com grupos circenses e com os órgãos de representatividade do circo. O texto é organizado em três partes: contextos históricos, produção circense e gestão. São levantados nesse trabalho: a valorização do circo como patrimônio cultural, a organização e divisão circense, os processos de produção, a construção do espetáculo, a estrutura e organização do circo, os profissionais circenses, as necessidades e demandas atuais do circo, as metas e ações dos governos para as artes circenses e finalmente os investimentos necessários para garantir a preservação das artes e cultura circense. Além destes há uma analise do circo em relação a sua origem, formação, constituição histórica e seu desenvolvimento no Brasil. Os dados levantados permitiram identificar como os circos têm mantido a sua produção e quais as suas atuais necessidades.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

E..o Circo, o que é?: a perspectiva de mulheres na gestão de Circos de lona em Pernambuco e na Paraíba (pdf)

Daniel Lopes

Entre lágrimas e risos: os Serelepes e a memória do teatro itinerante (pdf)

Silva

Meio ambiente e destinação de resíduos sólidos de um circo de lona itinerante em uma comunidade de Fortaleza: estudo de caso no Circo X (pdf)

Silva