Circo Girassol: o saber circense inCORPOrado e compartilhado (pdf)

Silveira, José Francisco Baroni – Circo Girassol: o saber circense inCORPOrado e compartilhado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado da Escola de Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento. Dissertação de Mestrado, 2006.

RESUMO: Neste estudo do tipo etnográfico investiguei como se dá o processo de ensino aprendizagem da arte circense nas oficinas oferecidas pelo Circo Girassol na cidade de Porto Alegre-RS durante os anos de 2004 e 2005, onde participei de reuniões, festas, treinos, ensaios, eventos, aulas, performances, espetáculos, entre outros. Apresento alguns pontos importantes deste trabalho: a minha aproximação afetiva e profissional com o tema de estudo; a possibilidade de refletir sobre as transformações históricas do fenômeno Circo; os caminhos investigativos; o conhecimento do Circo Girassol e suas práticas que, a partir de uma descrição densa, é mostrado no seu processo de construção; o cotidiano dos artistas nas atividades circenses; a dinâmica do grupo; destacando o processo de ensino da arte circense nas oficinas ministradas pelos artistas-professores. Analisei as seguintes categorias que emergiram do campo, a saber: professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem: ‘o que’ e ‘como’ é compartilhado o saber circense; a construção de um movimento corporal virtuoso e performático; treinamento, dor e sacrifício: o silenciamento do lúdico. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que a prática pedagógica da arte circense no Circo Girassol se aproxima da prática da ginástica tradicional, para isso utiliza-se de alguns aspectos referentes ao treinamento físico; busca a construção de corpo e movimento nos moldes do Circo Contemporâneo, ou seja, uma estética de corpo reto, alinhado, com movimentos ‘limpos’, verticalizados em direção a um modelo padronizado tido como correto. Com uma prática docente de demonstração dos exercícios e o ensino centralizado no professor, inviabiliza uma proposta de educação pelo diálogo, reflexiva e lúdica.
Palavras-chaves: arte circense, circo, educação física, ação pedagógica, práticas
corporais.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Memórias de picadeiro. Histórias de vidas de circenses do semiárido entre Senhor do Bonfim e Jacobina.(pdf)

circon

O acrobata da imaginação: o estado psicofísico imanente às técnicas teatrais no trabalho do ator (pdf)

Silva

Trajetórias artísticas e profissionais de mulheres circenses (pdf)

Silva