Circo negro: práticas circenses a partir de cosmopercepções afro-orientadas (pdf)

OLIVEIRA, Maré. Circo negro: práticas circenses a partir de cosmopercepções afro-orientadas. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo. 2023.

RESUMO: O presente trabalho tem a intenção de levantar possibilidades de criação em circo a partir de cosmopercepções afro-orientadas. Ao observar as cosmovisões europeias comuns à época da origem do circo moderno, refletiremos sobre como o contexto sociopolítico europeu e a visão de mundo branco-ocidental dos séculos XVIII e XIX influenciaram as produções circenses e continuam impactando o fazer circense até os dias atuais. Assim como buscaremos compreender a participação das artes do circo moderno nos processos de afirmação e propagação dessas cosmovisões e das opressões a elas associadas. Por meio de um processo de pesquisa teórico-prático, este trabalho debruça-se sobre alguns modos afro-orientados de perceber e experimentar o mundo sugerindo-os como caminhos para criação em circo negro. Tendo as danças negras como referência, estudaremos a presença dessas cosmopercepções em processos artísticos, relacionando-as a corporeidades e narrativas cênicas.

Palavras – Chave: Circo, Arte e sociedade, Artes cênicas, Cultura afro-brasileira

 

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