CIRCO SPACIAL: Espetáculos Circenses Oportunos ao Lazer e a Potencialidade para o Turismo.(pdf)

Nicolin, Renato – CIRCO SPACIAL: Espetáculos Circenses Oportunos ao Lazer e a Potencialidade para o Turismo. Rosana (SP) – Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Turismo – Unesp/Rosana, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Turismo, 2012.

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo, compreender brevemente a história do circo nas terras brasileiras e suas transformações, desde o início do século XIX ao XXI, focando em sua recente forma de estruturação e organização, o circo-empresa; assim como caracterizar o lazer e a sua relação com o circo através da comunidade de entorno e as potencialidades que o circo e seus espetáculos oportunizam para o turismo na cidade de São Paulo-SP. São visíveis os interesses artísticos, culturais e de lazer compostos no turismo, que oportunizam novos cenários e atrativos, fomentando outras formas de vivências e experiências aos indivíduos que vão à busca destas práticas. O circo, por sua vez, se remonta na atualidade com uma amplitude de potencialidades para este segmento, pois, deixa o aspecto tradicional de circo família para moldar-se nos parâmetros de uma empresa, promovendo e oferecendo produtos ao lazer e ao turismo. Inclusive, o circo oportuniza para a cidade em que se instala, momentos de magias e diversão, atraindo públicos que vão a busca do fantástico show da vida, difundindo os meios culturais e artísticos, mantendo viva a ludicidade do lazer popular. Os objetivos deste estudo foram alcançados por meio de levantamentos bibliográficos e por fontes de entrevistas orais com participação dos artistas do circo e da comunidade do entorno da lona. Com isso, detectaram-se no decorrer da pesquisa, potencialidades consideráveis para que possa se fazer este viés, onde o circo é tido como um potencial para a atividade do turismo.

Palavras – chave: Circo. Lazer. Turismo. Oportunidades. Potencialidades.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

ESLIPA: possíveis percursos para um olhar palhaço (pdf)

circon

Você treina ou ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

Daniel Lopes

Escola de palhaças: Ser palhaça é brincadeira séria (pdf)

Silva