Circo-teatro através dos tempos: cena e atuação no Pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho (pdf)

Jannuzzelli, Fernanda – Circo-teatro através dos tempos: cena e atuação no Pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes – Dissertação de Mestrado, 2015.

RESUMO: Esta pesquisa visa traçar algumas considerações acerca do fenômeno conhecido como circo-teatro, sob o viés do trabalho do ator. Propôs-se, como recorte de estudo, a descrição de alguns elementos da encenação e interpretação de duas companhias circenses: o Circo Teatro Pavilhão Arethuzza, uma das companhias de circo-teatro mais bem sucedidas do início do século XX e que encerrou suas atividades na década de 1960, e o Circo de Teatro Tubinho, um dos maiores representantes do circo-teatro na atualidade. Partindo do fato de que o espetáculo circense é sempre múltiplo e agregador de variadas linguagens artísticas, buscou-se, com essa pesquisa, compreender a arte de ator dos artistas dessas duas companhias e o modo como estes organizavam e organizam seus trabalhos. Afirma-se que a teatralidade, em seus mais variados formatos, sempre esteve presente no espetáculo circense desde sua origem “moderna” com Philip Astley, no século XVIII, e que, portanto, o circo-teatro não é a única, mas sim uma das diversas formas que a teatralidade circense assumiu ao longo dos anos. Afirma-se também que, em termos pedagógicos, o circo-teatro é uma escola formativa, com metodologia, princípios e caminhos próprios, constituindo um tipo de teatro tão relevante quanto o teatro tido como oficial. Assim sendo, essa pesquisa inspirada no fazer dos artistas circenses pode auxiliar o fazer de outros artistas, não oriundos desta escola e deste fazer teatral. E essa transposição é possível, pois, em última instância, todos os verdadeiros artistas buscam a mesma finalidade: a troca viva e verdadeira com seu público.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960 (pdf)

Silva

Intervenções Riso-Clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental (pdf)

Silva

Brincar: Uma Trama de Harmonia no Tecido Social

circon