Clown: corpo risível na Educação Física (pdf)

Marangoni, Roberta – Clown: corpo risível na Educação Física. Campinas: Faculdade de Educação Física – Unicamp. Trabalho de Conclusão de Curso, 2003.

RESUMO: Este trabalho de monografia segue referencial teórico das Ciências Humanas e teve como objetivo refletir sobre o corpo risível do clown (palhaço) no contexto Educação Física, tratando assim da relação entre a comicidade e o corpo.
Compreender o riso como manifestação humana faz-nos questionar acerca da origem real do risível e a sua significação em diferentes culturas. Por que achamos engraçado quando alguém tropeça em algo e vai ao chão por simples distração? Do que ou de quem rimos?
Gestos, movimentos e expressões que nos fazem rir são apenas algumas das formas da arte clownesca. A liberdade do clown de ser quem realmente é, faz com que o homem assuma todas suas falhas e fraquezas, sendo assim ele mesmo: ser humano. O corpo ridículo, fora dos padrões de beleza, disforme, grotesco, um corpo-clown.
Coube ainda a este trabalho revelar o encontro da autora com a arte clownesca na vida acadêmica da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. 

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Valoración de las actividades circenses en la formación del profesorado de Educación Física: Una propuesta para la transformación social en la escuela

circon

A construção do dispositivo da transexualidade: saberes, tessituras e singularidades nas experiências trans (pdf)

circon

Arte, Circo, Educação Física (pdf)

circon