Conhecimento corporal na educação infantil: uma proposta pedagógica a partir da arte circense e de brincadeiras infantis (pdf)

Mendes, Simone de Fátima Alves – Conhecimento corporarl na educação infantil: uma proposta pedagógica a partir da arte circense e de brincadeiras infantis. João Pessoa (PB): Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal da Paraíba, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestra em Artes. Área de Concentração: Ensino de Artes Linha de Pesquisa: Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes; 2020.

RESUMO – O presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica a partir da arte circense, de jogos e brincadeiras infantis na Educação Infantil. O lócus da pesquisa é o Centro de Referência de Educação Infantil Maria Ruth de Souza, na periferia de João Pessoa – PB. e os sujeitos são as crianças da turma do Pré-Escolar II e as professoras da unidade. A inquietação sobre uma realidade que supervaloriza os conhecimentos cognitivos à revelia do saber corporal provoca questões que impulsionam a presente pesquisa, como: o que nos impede de dialogar e incluir os saberes corporais na escola? É possível aprender o circo por meio das culturas infantis? O estudo se constituiu como uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico e como intervenção pedagógica. A pesquisa bibliográfica fundamentase nos campos dos estudos da Sociologia da Infância, das Artes Cênicas e da Educação Infantil. Foi realizado, primeiramente, um mapeamento das interações corporais geradoras de movimentos e tensões dentro das ações pedagógicas do CREI e, em seguida, o desenvolvimento de uma investigação pedagógica em ação a partir de processos de construção de conhecimento corporal afetivo envolvendo o circo. O trabalho coletivo entre pesquisadora-professora, professoras e crianças gerou um processo pedagógico vivo, criativo, afetivo, valorizando os diversos sujeitos e seus saberes, a arte circense e as culturas corporais infantis populares.
Esse trabalho resultou em uma proposta pedagógica chamada “Trocadilho” e na implantação da linguagem do circo no currículo do CREI pesquisado, bem como em um material pedagógico nomeado “Inventário de brincadeiras e a bolsa brincante” e em um grupo de estudos do corpo com as professoras participantes, além de provocar a reflexão sobre a relação entre religiosidade e estética na escola e a importância de se trabalhar com e a partir da pluralidade cultural.
Palavras-chave: Ensino de Artes; Circo; Brincadeiras Infantis; Educação Infantil; Corpo e Educação.

ABSTRACT – This work aimed to develop a pedagogical proposal from the circus art, children’s plays and games in Early Childhood Education. The research locus is the Centro de Referência de Educação Infantil Maria Ruth de Souza, in the suburb of João Pessoa – PB, and the subjects are children of the Pre-School II class and the teachers of the unit. The concern about a reality that overestimates cognitive knowledge in spite of bodily knowledge causes questions that boost this research, such as: what prevents us from dialoguing and including bodily knowledge at school? Is it possible to learn the circus through children’s cultures? The study was constituted as a qualitative research, with an ethnographic character and as a pedagogical intervention. Bibliographic research is based on the fields of Sociology of Childhood, Performing Arts and Early Childhood Education. At first, it was carried out a mapping of the bodily interactions that generated movements and tensions within CREI’s pedagogical actions, and then, the development of a pedagogical investigation in action based on processes of construction of affective body knowledge involving the circus. The collective work between the researcher-teacher, teachers and children generated a lively, creative and affective pedagogical process, valuing the diverse individuals and their knowledge, the circus art and popular children’s body cultures. This work resulted in a pedagogical proposal called “Trocadilho” and in the implantation of the language of the circus in curriculum of the researched CREI, as well as in a pedagogical material named “Inventário de brincadeiras e a bolsa brincante” and in a studies group of the body with the participating teachers, in addition to provoking reflection on the relationship between religiosity and aesthetics at school and the importance of working with and from cultural plurality.
Keywords: Arts Teaching; Circus; Children’s Plays; Childhood education; Body and Education.

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