Cultura circense no Brasil: transformações e resistências, entre a tradição e a contemporaneidade (pdf)

CHEREM, Sluchem Tavares – Cultura circense no Brasil: transformações e resistências, entre a tradição e a contemporaneidade. Rio de Janeiro (Monografia) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2014.

INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado a partir da pesquisa de iniciação científica “Uma estória que precisa ser contada – A migração de artistas circenses por um viés cultural e econômico”1 realizada entre 2010 e 2012, apoiado pelo IFRJ/CNPq/FAPERJ, realizado por Sluchem Cherem, Daniele Dionisio e Cintiene Monfredo. A fim de aproveitar os dados e informações levantados nesta pesquisa, e com o intento de propor novas análises que giram em torno do tema e um aprofundamento na proposta da própria pesquisa, realizamos a presente monografia.
Este tema deve ser estudado e esclarecido, primeiramente, pelo fato de não haver na academia muitos trabalhos sobre a temática circense. Esta arte ainda é negligenciada e marginalizada em relação aos estudos das artes cênicas. Um segundo ponto de interesse da pesquisa é a questão do estudo das migrações circenses, fenômeno que parece fundar uma nova tradição entre os artistas circenses desta geração e que, apesar de muito presente dentro da área, ainda não foi investigado por muitos pesquisadores da cultura.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Do perigo das ruas ao risco do picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais (pdf)

circon

A transdisciplinaridade dos saberes circenses no ensino médio: um diálogo com a BNCC (pdf)

Daniel Lopes

Circo negro: práticas circenses a partir de cosmopercepções afro-orientadas (pdf)

Daniel Lopes