Cultura circense no Brasil: transformações e resistências, entre a tradição e a contemporaneidade (pdf)

CHEREM, Sluchem Tavares – Cultura circense no Brasil: transformações e resistências, entre a tradição e a contemporaneidade. Rio de Janeiro (Monografia) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2014.

INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado a partir da pesquisa de iniciação científica “Uma estória que precisa ser contada – A migração de artistas circenses por um viés cultural e econômico”1 realizada entre 2010 e 2012, apoiado pelo IFRJ/CNPq/FAPERJ, realizado por Sluchem Cherem, Daniele Dionisio e Cintiene Monfredo. A fim de aproveitar os dados e informações levantados nesta pesquisa, e com o intento de propor novas análises que giram em torno do tema e um aprofundamento na proposta da própria pesquisa, realizamos a presente monografia.
Este tema deve ser estudado e esclarecido, primeiramente, pelo fato de não haver na academia muitos trabalhos sobre a temática circense. Esta arte ainda é negligenciada e marginalizada em relação aos estudos das artes cênicas. Um segundo ponto de interesse da pesquisa é a questão do estudo das migrações circenses, fenômeno que parece fundar uma nova tradição entre os artistas circenses desta geração e que, apesar de muito presente dentro da área, ainda não foi investigado por muitos pesquisadores da cultura.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Do tecido à lona: as práticas circenses no “tear” da formação inicial em educação física (pdf)

circon

Meio ambiente e destinação de resíduos sólidos de um circo de lona itinerante em uma comunidade de Fortaleza: estudo de caso no Circo X (pdf)

Silva

Circo: um universo mágico de conhecimento e arte

circon