De quem é esse corpo? A performatividade do feminino no teatro contemporâneo (pdf)

Romano, Lúcia Regina Vieira – De quem é esse corpo? A performatividade do feminino no teatro contemporâneo. São Paulo: USP – Departamento de Artes Cênicas/Escola de Comunicações e Artes. Tese de Doutorado, 2009.

RESUMO: Este trabalho analisa a criação teatral contemporânea das mulheres, questionando a caracterização da obra teatral a partir do recorte de gênero feminino. Para tanto, explora os termos “teatro feminino”, “teatro (s) das mulheres” e “teatro feminista” e duas implicações na crítica e prática teatrais, na cena internacional e nacional. Aponta a necessidade de revisão dos termos, partindo de sua historicização; ressaltando a atual multiplicidade de estratégias e suas poéticas particulares, em especial, nas atuações de algumas performers, das atrizes criadoras integrantes do Odin Teatre e da rede internacional Magdalena Project. Observa ainda o progresso do teatro feminista, nas criações do teatro lésbico, teatro feminista negro e teatro multicultural e questiona a ausência dessas formulações no teatro brasileiro, em paralelo ao enfraquecimento do teatro político nacional. A fim de iluminar o complexo cruzamento entre corporeidade, processos criativos e subjetivação, sugere a constituição de imagens encarnadas, bem como a análise do corpo sexuado no processo de comunicação teatral; projetando a ideia de um teatro do andrógino, capaz de subverter concepções binárias e encorpar a instabilidade das performances de gênero.

Palavras-Chave: Teatro. Gênero feminino. Processos de criação. Performatividade

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal (pdf)

Silva

A Cia. La Mínima e a comicidade no espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos (PDF)

circon

Respeitável público, o circo chegou: trajetória e malabarismos de um espetáculo (pdf)

circon