Derives circenses

Fernandes, Marli – Derives circenses. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Psicologia (Psicologia Clínica). Dissertação de Mestrado: 2004.

RESUMO: O presente trabalho tem como tema o acontecimento-circo a partir das intersecções como os novos grupos circenses, o teatro físico e o circo-dança oriundos de Escola de Circo Picadeiro, todos localizados em São Paulo, emergentes da nova estética circense. O acontecimento-circo não é um efeito isolado, há agenciamentos de uma dada estética circense somados aos conjuntos de (de)composições vivas e criadas por conexões disjunções e integrações heterogêneas, multiplicidades coexistentes com o real, conforme os modos deleuzeanos Para isso, devem ser levadas em conta redes estéticas compostas por gestualidades nos planos extensivo e intensivo, cujos movimentos se fazem por modos de produção que, tomam o corpo-movimento: um trans-contorcionismo, um trans-equilibrísmo, um trans-clowns, um trans-riso, uma trans-arquitetura, um trans- rosto-palhaço Essa partícula trans aponta para o universo dos encontros mutuamente contaminantes, ali onde podem proliferar criações inesperadas Evocamos a noção do gesto artístico circense como um acontecimento em que uma corporeidade acontece, em meio a encontros e, modulações de dimensões e elas expõem São trajetos rizomáticos engendrados pelo plano de composição estética produzindo outros planos e séries e disparando devires Trata-se de cartografar dispositivos coletivos e individuais compostos por contexto estético-político- cultural em ressonância com a arte circense e os modos de subjetivação contemporânea Nesta problematização, em pelo menos dois planos, podemos vislumbrar as gestualidades circenses como modos de criação e modos de resistência ao contrário do modelo hegemônico do mercado, tão fortes em nossa contemporaneidade. Surgem elementos estéticos que fazem ver a imantação de forças a incessante vibração dos corpos, como a fotografia. O intensivo transpassa o instante do click e da representação. Há transbordamento de sensações no instante retido na imagem da foto.

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