Dispositivos no Corpo Circense. Do Circo Tradicional ao Circo Novo (pdf)

Moreira, Thais Pontes – Dispositivos no Corpo Circense. Do Circo Tradicional ao Circo Novo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica (SP). Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Departamento de Linguagens do Corpo. Curso de Comunicação das Artes do Corpo.Relatório científico de Pesquisa de Iniciação Científica aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP, subsidiado pelo PIBIC-CEPE e desenvolvido no período de agosto de 2012 a julho de 2013.

RESUMO: A arte circense da atualidade tem mostrado propostas de renovação e contato com outras áreas artísticas. Pela história do circo no Brasil, é possível ver as alterações que ocorreram desde quando o circo considerado tradicional começou a se estabelecer até chegar ao circo contemporâneo, chamado de Novo Circo. Este trabalho tem a pro-posta de identificar os dispositivos presentes nos corpos da arte circense tradicional e contemporânea que modelam e condicionam algumas características desta arte. Esses dispositivos identificados foram: superpoderes, técnica, estética e relação com o públi-co. Assim, foi possível a reflexão sobre as mudanças e alterações que realmente aconte-ceram no circo. As análises tiveram como base entrevistas realizadas com circenses tanto tradicionais quanto contemporâneos. O embasamento teórico foi feito utilizando a teoria de Giorgio Agamben sobre dispositivos e a de Helena Katz e Christine Greiner sobre corpomídia.
Palavras chave: Dispositivos, Circo, Corpo, Corpomídia.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Formação da pessoa circense: de experiências, noções e narrativas com uma família circense (pdf)

Silva

O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidades: introdução a uma vida não violenta (pdf)

Daniel Lopes

A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872 (pdf)

circon