Do perigo das ruas ao risco do picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais (pdf)

Cassoli, Tiago – Do perigo das ruas ao risco do picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais. Niterói: Universidade Federal Fluminense – UFF. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto deCiências Humanas e Filosofia; área de concentração Subjetividade, Política e Exclusão Social. Dissertação de Mestrado em Psicologia, 2006.

RESUMO: Trata-se de pesquisa em andamento que tenta analisar o chamado circo social, cujo objetivo refere-se à inclusão de jovens das periferias através do circo. Temos como recorte as práticas circenses desenvolvidas por organizações não governamentais no contexto das políticas neoliberais. Utilizamos como referências teóricas a genealogia de Michel Foucault; o conceito nietzscheano de arte trágica; de cultura cômica popular em Bakhtin e de pesquisadores do circo no Brasil. Traçaremos algumas análises no cotidiano das práticas de circo social. Para tanto, faremos algumas indagações: como esta tecnologia dialoga com as disciplinas; como estão se produzindo os embates entre saberes e poderes das tecnologias de controle social e a resistência da arte circense; como vem se dando a aliança, não mais da filantropia e a ciência, mas atualmente com as artes, particularmente o circo. Partindo da premissa foucaultiana de que nossa sociedade constitui sujeitos através de relações de poder, formulamos questões acerca dessas relações nas práticas do circo social.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Cegonha de mim. A Intervenção Artística e a Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças em Tratamento de Saúde (pdf)

Silva

A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular (pdf)

Silva

Conhecimento corporal na educação infantil: uma proposta pedagógica a partir da arte circense e de brincadeiras infantis (pdf)

Silva