DON RAMÓN: Vida e obra nas artes circenses (pdf)

LOPES, Daniel de Carvalho. DON RAMÓN: Vida e obra nas artes circenses. 97 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física (FEF), 2010.

RESUMO: Este trabalho tem seu foco na apresentação da trajetória artística e de vida do artista circense Ramón Martin Ferroni, ciclista acrobata e malabarista, que atuou das décadas de 1930 a 1980. Nesta pesquisa, foram levantadas, produzidas e reunidas diversas fontes, de forma que ela se configura em um corpus documental, tendo em vista o oferecimento de visibilidade à produção de Ramón Ferroni e a sua constituição como artista circense. Assim, procuramos compreender e apresentar a trajetória de vida e arte de Don Ramón, como era conhecido artisticamente, tomando ele próprio como referência para contextualizar o circo e suas artes no período em que atuava, bem como, a sua dimensão social pautada na socialização/formação/aprendizagem. As artes circenses têm cada vez mais figurado como conteúdo da Educação Física, uma vez que possuem cruzamentos históricos e de saberes. No entanto, sua apropriação pela Educação física, atualmente, não tem contemplado um olhar voltado para os bastidores do circo e seus agentes atuantes, como é o caso do artista Ramón Ferroni. Oferecer visibilidade à trajetória de vida e arte de um artista circense configura-se como uma iniciativa que vem para complementar essa carência de atenção aos bastidores do circo por parte da Educação Física. Don Ramón, para além da sua excelência artística com o número de acrobacias sobre bicicleta e antipodismo – malabarismo com os pés –, foi responsável por uma produção artística dentro do universo circense que extrapola a simples execução dessas duas apresentações e que resulta, por fim, na projeção e criação de seus aparelhos de trabalho, principalmente sua bicicleta desmontável de acrobacias. Ramón, através dos processos de socialização/formação/aprendizagem, típicos do circo do período em que atuou, configurou-se como um artista completo, integral, cumprindo com diversas funções, absorvendo os diversos saberes do encantador universo do circo.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O diálogo dança/circo na cena contemporânea brasileira (pdf)

Silva

Miroel Silveira. Um homem de teatro no espírito de seu tempo (pdf)

circon

Competência Informacional em saúde para idosos: um palhaço pode contribuir? (pdf)

circon