DON RAMÓN: Vida e obra nas artes circenses (pdf)

LOPES, Daniel de Carvalho. DON RAMÓN: Vida e obra nas artes circenses. 97 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física (FEF), 2010.

RESUMO: Este trabalho tem seu foco na apresentação da trajetória artística e de vida do artista circense Ramón Martin Ferroni, ciclista acrobata e malabarista, que atuou das décadas de 1930 a 1980. Nesta pesquisa, foram levantadas, produzidas e reunidas diversas fontes, de forma que ela se configura em um corpus documental, tendo em vista o oferecimento de visibilidade à produção de Ramón Ferroni e a sua constituição como artista circense. Assim, procuramos compreender e apresentar a trajetória de vida e arte de Don Ramón, como era conhecido artisticamente, tomando ele próprio como referência para contextualizar o circo e suas artes no período em que atuava, bem como, a sua dimensão social pautada na socialização/formação/aprendizagem. As artes circenses têm cada vez mais figurado como conteúdo da Educação Física, uma vez que possuem cruzamentos históricos e de saberes. No entanto, sua apropriação pela Educação física, atualmente, não tem contemplado um olhar voltado para os bastidores do circo e seus agentes atuantes, como é o caso do artista Ramón Ferroni. Oferecer visibilidade à trajetória de vida e arte de um artista circense configura-se como uma iniciativa que vem para complementar essa carência de atenção aos bastidores do circo por parte da Educação Física. Don Ramón, para além da sua excelência artística com o número de acrobacias sobre bicicleta e antipodismo – malabarismo com os pés –, foi responsável por uma produção artística dentro do universo circense que extrapola a simples execução dessas duas apresentações e que resulta, por fim, na projeção e criação de seus aparelhos de trabalho, principalmente sua bicicleta desmontável de acrobacias. Ramón, através dos processos de socialização/formação/aprendizagem, típicos do circo do período em que atuou, configurou-se como um artista completo, integral, cumprindo com diversas funções, absorvendo os diversos saberes do encantador universo do circo.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

As trilhas do riso num “Teatro Brasileiro Peculiar” (Uma leitura do cômico no Auto da Compadecida)

circon

Um estudo sobre a imaginação infantil: subsídios da epistemologia genética de Jean Piaget para a estruturação de praticas voltadas à psicossocialização de crianças

circon

“O Picadeiro Encantado”: tempo, festa e narrativas etnobiográficas de um palhaço de circo (pdf)

Daniel Lopes