Dramaturgia da atuação cômica: o desempenho do ator na construção do riso (pdf)

Oliveira, José Regino de – Dramaturgia da atuação cômica: o desempenho do ator na construção do riso. Brasília: Dissertação de Mestrado apresentada à Pós Graduação do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília para obtenção de grau de Mestre em Processos Composicionais para Cena, 2008.

RESUMO: O objetivo desse trabalho é refletir o papel do ator na encenação cômica, as necessidades e especificidades que envolvem o trabalho do ator na construção do Riso. Para isso foram confrontados os estudos de Freud sobre o Chiste e sua Relação com o Inconsciente, o Sistema das Ações Físicas elaborado por Stanislavski, relatos de experiências colhidas em entrevistas com artistas que trabalham com a arte cômica ou já tiveram experiências com essa arte, minhas experiências com grupo de Teatro Celeiro das Antas, como professor no departamento de Artes da Universidade de Brasília e como Palhaço. A análise desse material permitiu listar procedimentos são usados não apenas pelos atores, mas também pelas pessoas que utilizam o Riso como forma de comunicação. A proposta é ampliar o repertório de possibilidades dos artistas que trabalham com a produção do Riso.

 Palavras chave: Cômico, Comédia, Palhaço, Espécies do Cômico, Procedimentos Cômicos, Atuação Cômica, Ações Físicas, Ações Cômicas, Freud, Stanislavski.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Circo, Arte e educação: o circo social como ferramenta de Atuação artística (pdf)

Silva

Cegonha de mim. A Intervenção Artística e a Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças em Tratamento de Saúde (pdf)

Silva

Sob(re) a lona: o circo como patrimônio cultural material? (pdf)

Silva