Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960 (pdf)

SOUZA JUNIOR, Walter de – Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960. São Paulo SP: Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes – RELATÓRIO CIENTÍFICO Bolsista de pós-doutorado, novembro de 2012.

Introdução
Todas as dialéticas são engraçadas.
Oswald de Andrade
O palhaço Piolin pode ser definido como um personagem cômico cuja
contribuição à cultura nacional se deu a partir de uma oscilação dialética: entre o
contemporâneo e o grotesco. Ou melhor, entre o improviso e a tradição. Ainda: entre o cotidiano e a História. Novos pares dialéticos podem ser montados ao gosto da assistência que, aliás, só está interessada numa única coisa: rir. Ou, mais ainda: se arrebentar de rir. Seja a partir da própria figura do excêntrico , o que já é motivo para tanto, seja em suas atuações dramáticas, nas entradas e reprises geralmente encenadas com um de seus “cloms” – Pinati, Toni, Figurinha, Xuxu – ou nas comedinhas, chanchadas, farsas ou combinados, das quais participavam grande parte de sua família e outros atores contratados, embora gravitassem ao redor de seu humor e de seu poder de improvisação.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Perseguindo as contingências: uma proposta metodológica para a análise do Espetáculo de palhaço (pdf)

circon

Respeitável público: a Escola Nacional de Circo da Praça da Bandeira vem aí (pdf)

circon

Las artes circenses en perspectiva de la acción motriz: aportes para el enriquecimiento disciplinar de la educación física (pdf)

Silva