Formação da pessoa circense: de experiências, noções e narrativas com uma família circense (pdf)

Kimura, Emily Akemi – Formação da pessoa circense: de experiências, noções e narrativas com uma família circense. Campinas: Monografia apresentada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, para a obtenção do título de Bacharel em Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

RESUMO: Esta monografia pretende explorar a formação da pessoa circense por três formas. As noções utilizadas pela bibliografia de circo e pelos membros da família Brede-Orteney, como, circo tradicional, circo contemporâneo, lona, serragem na veia, de dentro e de fora. As narrativas desta família em que os próprios as contam sobre o mundo do circo e por onde aparecem as noções. E as experiências vivida pela família que aparecem em forma de narrativas (entrevistas) e as minhas vividas em um ano de trabalho de campo com a família Brede- Orteney. Três maneiras que não aparecem de modo separado. Assim, observo a formação da pessoa circense por meio de suas narrativas, tanto pelas experiências comuns vividas por estas pessoas quanto pelo próprio ato de contar.

Palavras chaves: circo, narrativas, formação da pessoa

ABSTRACT: This paper will explore the formation of circus person through three ways. Notions used by the circus bibliography and members of Brede – Orteney family, like, tradicional circus, contemporary circus, sawdust in his veins, the insider’s and the outsiders. Narratives of this family which themselves tell us about their circus world and where the notions appear. And experiences lived through the family which appear in form of narratives (interview) and my experiences lived in one year of field work with this family. Three ways not shown separated. Thus, I observe the formation of circus people through their narratives, both by the common experiences of these people as the very act of telling.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

L’apprentissage du clown et ses répercussions sur l’oeuvre. Analyse sur la genèse, la pratique, et l’esthétique de l’art clownesque à partir du XIXe siècle Présenté (pdf)

Silva

Trajetórias artísticas e profissionais de mulheres circenses (pdf)

Silva

Senhoras e senhores, respeitável público: Albano Pereira e seus circos estáveis em Porto Alegre,  1875-1887 (pdf)

giane