Memórias de picadeiro. Histórias de vidas de circenses do semiárido entre Senhor do Bonfim e Jacobina.(pdf)

Oliveira, José Benedito Andrade de. Memória de picadeiro. Histórias de vida de circenses do semiárido baiano entre Senhor do Bonfim e Jacobina.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Especialização em História: Cultura Urbana e Memória – Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, como requisito para obtenção do título de Especialista em História. Jacobina (BA), 2012.

RESUMO: Com base na história oral e na etno-pesquisa, este trabalho pretende registrar as memórias do senhor José Nilson Rodrigues Barbosa, o palhaço Carobinha, e sua companheira, a senhora Maria do Socorro Campos da Conceição, artistas circenses do semiárido baiano que passaram por vários circos até a efetivação do Weverton Circo. Este trabalho visa mostrar a organização de um circo-família, uma modalidade circense descrita como quase extinta no país. As vivências do casal são relatadas por eles e seus filhos em uma narrativa emocionante que faz emergir as histórias de vida de uma família, podendo ser comparada com a de muitos outros circenses em outras partes do Brasil. O texto tem o intuito de focar a memória numa sorte de lembranças, prazeres e dores em busca de uma possível interface com a história do circo-teatro no semiárido baiano e em outras partes do país. A partir de uma investigação teórica, foi possível localizar em Silva, (2010 A) alguns registros sobre o circo-teatro no semiárido baiano; em Araújo (1979) registros do teatro popular na Bahia e em Silva (2010 B) uma perspectiva do circo-teatro e circo-família no Brasil. Também se buscou em Bolognesi (2003) os registros sobre a história do circo, e em Bortoleto (2008) as especificidades da formação do artista circense. A metodologia que dá suporte a este trabalho embasa-se no estudo de caso (MARTUCCI, 2001) a fim de traçar experiências com as artes circenses.
Palavras-chaves: Senhor Nilson e Dona Socorro; Arte circense; circo- família.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Do picadeiro ao tablado: o que tem o circo a ensinar à escola? (pdf)

Silva

L’apprentissage du clown et ses répercussions sur l’oeuvre. Analyse sur la genèse, la pratique, et l’esthétique de l’art clownesque à partir du XIXe siècle Présenté (pdf)

Silva

Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico (pdf)

Silva