OLIVEIRA, Marília Mattos de. Mosaico sobre o circo social no brasil: projetos, desdobramentos na cena do circo e nascimento do Circo Teatro Palombar. 97p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
RESUMO
A presente pesquisa buscou compreender as relações entre o surgimento do que veio a ser chamado circo social e as transformações do cenário do circo no Brasil, sem a pretensão de dar conta do país como um todo e consciente de ser um assunto recente na história do circo, dinamizado por disputas de poder sobre suas origens, definições, modos de praticar, processos de profissionalização, entre outros. O trabalho foi feito em forma de mosaico, realizando uma investigação a partir de diferentes realidades de circo social, por meio de um levantamento bibliográfico, da realização de uma entrevista com a historiadora Erminia Silva, de visitas a espaços e de conversas com pessoas consideradas pelos pares como referências no assunto. A partir desse percurso, chegou-se ao grupo Pombas Urbanas, que deu origem ao grupo Circo Teatro Palombar, escolhido como foco para a verticalização do estudo. Por meio de entrevistas com alguns de seus componentes, constituiu-se um levantamento de dados a partir dos quais foram realizadas análises que apontam para o Circo Teatro Palombar como figura emblemática de como o advento do circo social desdobra novas possibilidades de fazer circo no Brasil.
Palavras-chave: Circo Teatro Palombar, Grupo de Teatro Pombas Urbanas, circo e projetos sociais.
ABSTRACT
The present research sought to understand the relationship between the emergence of the so – called social circus and the transformations of the circus scenario in Brazil, without pretending to account for the country as a whole, and aware of being a recent issue in circus history, power disputes over their origins, definitions, ways of practicing, processes of professionalization, among others. The research was done in the form of a mosaic, performing an investigation from different realities of social circus, through a bibliographical survey, an interview with the historian Erminia Silva, visits to spaces and conversations with people considered by the pairs as reference in the subject. From this path, the group Pombas Urbanas was given, which gave rise to the Circo Teatro Palombar group, chosen as focus for the verticalization of the study. Through interviews with some of its members, a survey was carried out, from which analyzes were carried out that point to the Circo Teatro Palombar as an emblematic figure of how the advent of the social circus unfolds new possibilities of circus in Brazil.
Keywords: Circo Teatro Palombar, Grupo de Teatro Pombas Urbanas, circus; social projects.