Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina: ensaios sobre palhaçaria e ópera (pdf)

CARDOSO, Manuela Castelo Branco de Oliveira – Nedda, Colombina, Matusquella e Zerpina: ensaios sobre palhaçaria e ópera. Brasília: (Dissertação de Mestrado) Universidade de Brasília – Artes Cênicas, 2018.

RESUMO: A partir das vivências da mestranda como palhaça e pesquisadora nas linguagens operística e palhacística, e utilizando como dispositivo referencial a personagem Nedda, da ópera Pagliacci, composta em 1892 por Ruggero Leoncavallo, exploramos neste trabalho aspectos relacionados à intricada entrada de mulheres em cena: seja na ópera, seja no teatro, seja na palhaçaria. A partir de algumas máscaras cômicas femininas como: as Enamoradas, a Colombina, a Cortigiana, as Soubrettes, caricatas e caipiras do circo-teatro brasileiro, aspectos simbólicos e históricos são apresentados e problematizados, buscando materiais que nos ofereçam ferramentas para uma análise mais particular da personagem Nedda, na direção da palhaçaria feminina de nosso tempo. Ao passo que a estória contada na obra operística ficcionaliza aspectos históricos relacionados ao surgimento das mulheres-palhaças, seus percursos e poéticas, pode se revelar uma perspectiva trágica e autopoética da palhaçaria pós-moderna, acentuando o caráter multidisciplinar que compõem as poéticas de mulheres-palhaças, numa aventura identitária que apenas começou. Ao se tentar entender o que é ser uma palhaça, empreendemos uma busca que quer revelar mulheridades e errâncias, investigando as relações da palhaçaria feminina com feminismos pós-modernos, artivismo e as teorias de rede e de gênero. No ensejo, acabamos por ter acesso a um pouco da vivência e às reflexões sobre a palhaça vivida e criada pela pesquisadora.
Palavras- chaves: Ópera. Gênero. Commedia dell’arte. Palhaçarias femininas

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