O Araguaia e suas resistências insurgentes: a educação popular no sertão matogrossense (pdf)

INÁCIO, Danilo Macruz. O Araguaia e suas resistências insurgentes: a educação popular no sertão matogrossense. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte/MG: UFMG, 2019.

Resumo: Este trabalho de pesquisa de mestrado expõe uma história ocorrida na região do Araguaia, nordeste matogrossense, a partir da década de 1970, palco de inúmeras lutas e disputas entre camponeses, povos indígenas e representantes do Capital. O Araguaia se configura como uma região de grandes latifundiários que, sempre querendo mais terras, usam e abusam dos poderes bélico e econômico para ameaçar, expulsar e matar indígenas, posseiras, defensoras dos direitos humanos e lutadoras dos Movimentos Sociais, além de realizarem um ataque severo à igreja católica instalada na região. A chegada do bispo católico Pedro Casaldáliga trouxe à região uma grande movimentação, pois ele, um dos ícones da Teologia da Libertação, a Igreja dos Pobres, luta ao lado do povo por uma vida digna para todas. Realçar essa história, silenciada pelo tempo, é um dos objetivos desta pesquisa, que escutou oito vozes de lutadoras desses movimentos. Fundamentada na educação popular, a dissertação mostra como vários processos de educação, realizados na assim conhecida “região da Prelazia”, transformaram vidas de famílias campesinas, trazendo a força de um povo que lutou para conseguir uma educação digna, gratuita
e de qualidade, onde a maioria das educadoras era leiga (sem formação escolar completa). Além de vasta leitura documental, as entrevistas narrativas de oito educadoras, realizadas em Belo Horizonte, Goiânia e Cidade de Goiás, foram as bases principais para esta pesquisa, que mostra como as vivências transformaram as próprias vidas das entrevistadas até os dias atuais, tanto nas perspectivas pessoal e social, como política, profissional e de lutas por um país com mais equidade.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Senhoras e senhores, respeitável público: Albano Pereira e seus circos estáveis em Porto Alegre,  1875-1887 (pdf)

giane

Escola de palhaças: Ser palhaça é brincadeira séria (pdf)

Silva

A balada do Palhaço Frajola: estudo sobre a influência melodramática na obra do dramaturgo Plínio Marcos

circon