O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea (pdf)

Stoppel, Erica Raquel – O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea. Campinas: Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes, 2017.

Resumo: Nesta dissertação, observa-se o processo de criação de uma artista-autora-intérprete e, mais especificamente, de uma trapezista formada em escolas de circo que investiga a potência dramática, expressiva e narrativa da linguagem do circo na construção de uma dramaturgia a partir do trabalho com trapézio fixo e trapézio em balanço. O trabalho prático-teórico aborda as peculiaridades dessa linguagem e a relação que se estabelece na fricção com outras linguagens artísticas, levantando questões sobre o fazer artístico do circo na cena contemporânea. Os relatos do caderno de campo, que atravessam o texto, revelam momentos nos quais emerge a articulação entre a vivência e a teorização. As temáticas que se atualizam nesta pesquisa abordam o corpo, o risco, a técnica e sua relação com a arte em diálogo com pesquisadores da atualidade que estudam o circo num cenário mundial de importantes transformações. Os resultados deste estudo fortalecem as bases que fundamentam a pesquisa artística circense, lançando questionamentos sobre os princípios que norteiam a formação de artistas e suas implicações na produção dessa linguagem. O presente texto amplia-se com o vídeo-registro disponibilizado no Anexo I.
Palavras-chave: circo; processo criativo; trapézio; risco.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Retombées du cirque social (Cirque du Soleil) en contexte de réadaptation sur la participation sociale de jeunes adultes avec déficiences physiques en transition vers la vie active – Étude qualitative (pdf)

Silva

Circo no Quintal (pdf)

giane

Construindo uma nova vida: migrantes paulistas afro-descendentes na cidade do Rio de Janeiro no pós-abolição (1888-1926) (pdf)

circon