O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea (pdf)

Stoppel, Erica Raquel – O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea. Campinas: Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes, 2017.

Resumo: Nesta dissertação, observa-se o processo de criação de uma artista-autora-intérprete e, mais especificamente, de uma trapezista formada em escolas de circo que investiga a potência dramática, expressiva e narrativa da linguagem do circo na construção de uma dramaturgia a partir do trabalho com trapézio fixo e trapézio em balanço. O trabalho prático-teórico aborda as peculiaridades dessa linguagem e a relação que se estabelece na fricção com outras linguagens artísticas, levantando questões sobre o fazer artístico do circo na cena contemporânea. Os relatos do caderno de campo, que atravessam o texto, revelam momentos nos quais emerge a articulação entre a vivência e a teorização. As temáticas que se atualizam nesta pesquisa abordam o corpo, o risco, a técnica e sua relação com a arte em diálogo com pesquisadores da atualidade que estudam o circo num cenário mundial de importantes transformações. Os resultados deste estudo fortalecem as bases que fundamentam a pesquisa artística circense, lançando questionamentos sobre os princípios que norteiam a formação de artistas e suas implicações na produção dessa linguagem. O presente texto amplia-se com o vídeo-registro disponibilizado no Anexo I.
Palavras-chave: circo; processo criativo; trapézio; risco.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

A metáfora do Bogatyr: O corpo acrobata e a cena russa no início do século XX (pdf)

circon

A Cia. La Mínima e a comicidade no espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos (PDF)

circon

A música como recurso cênico de palhaços: Cia. Teatral Turma do Biribinha e Circo Amarillo (pdf)

circon