O Ciberjeca (pdf)

Ferreira, André Nóbrega Dias – O Ciberjeca. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Comunicação e Semiótica. Tese de Doutorado, 2009.

RESUMO: O projeto de pesquisa e a realização desta tese têm como objetivo a passagem da comédia popular para um meio digital tendo como foco central um de seus representantes: Mazzaropi. Não se trata apenas da simples digitalização de fotos, filmes e dados diversos, busca-se também compatibilizar novas tecnologias com memória cultural, depois da recuperação de dados a partir dos achados obtidos pela garimpagem de materiais espalhados, depois da morte do mesmo. O problema da localização, tanto de materiais perdidos quanto de inéditos, foi o ponto central da pesquisa de campo. Localizar pessoas de que se não tem notícias e colher seus depoimentos, além do desenvolvimento de um método de pesquisa que, partiu da história pessoal do comediante, abrangendo a cobertura de cidades em todo Estado de São Paulo, e até fora dele, onde houvesse real possibilidade de existência destes materiais. Uma vez recolhidos, foram usados na construção de um ambiente cuja abordagem específica fosse capaz de incorporar a atitude cômica do artista, condicionando toda essa navegação e criação de interface, baseada na construção humorística transposta para um ambiente multimídia interativo, produzindo-se um protótipo deste ambiente. Os problemas referentes ao arquivamento tornam difícil a recuperação da memória viva do comediante. Ao se trabalhar com sua obra e respectiva transposição para uma mídia moderna, recupera-se a memória de um grupo, pertencente ao universo caipira, este que constituiu um grande público nos cinemas. Reconstruir esta memória dispersa, constitui também o ato de colecionar o material reunido, disponibilizá-lo ao alcance de todos, ou pelo menos daqueles que têm acesso a um computador, vindo agregar a recuperação social e reafirmação de um imaginário de práticas artísticas e culturais esquecidas. O protótipo vai para além da mera distribuição de material. Como um prêmio, ele vai operar para os usuários que vencerem os obstáculos impostos pelo ambiente, regulados pela agência baseada na atitude humorística do artista. Ocorrerá então a visualização de parte de uma apresentação circense reconstituida a partir de uma performance executada por ele, recuperando-se, em parte, a tatilidade espacial.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Realidades e Particularidades da Formação do Profissional Circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior (pdf)

circon

Teatro-Físico: Processos de comunicação entre corpo e cultura

circon

Entre lágrimas e risos: os Serelepes e a memória do teatro itinerante (pdf)

Silva