O Circo no Cinema dos Trapalhões

Lunardelli, Fatimarlei – O circo no Cinema dos Trapalhões. São Paulo: Universidade de São Paulo – Artes (Teatro Cinema E Artes Plásticas). Dissertação de Mestrado, 1995.

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a produção cinematográfica do grupo de comediantes Os Trapalhões. A premissa básica é de que a obra deles insere-se numa tradição cultural popular, calcada na expressividade do gesto e na forca comunicativa do riso. No sentido de orientar tal proposta, fazemos uma investigação da tradição circense na história do cinema brasileiro. Através do desenvolvimento e configuração atual do circo, procuramos mostrar como Os Trapalhões transportam para os filmes elementos circenses básicos. Realizam este trabalho em sintonia com as regras da comunicação de massa. Procuramos revelar como Os Trapalhões fazem um cinema celebrativo do prazer, ao promoverem o riso, forçarem a gargalhada. Para tanto, buscamos compreender a função do riso, cuja presença primária na cultura está ligada à necessidade de espantar o medo.

Related posts

Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990 (pdf)

circon

Do perigo das ruas ao risco do picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais (pdf)

circon

Realidades e Particularidades da Formação do Profissional Circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior (pdf)

circon