O Coringa no teatro Fórum: formação teatral e política pelo Bufão (pdf)

OLIVEIRA, Sarah Reimann. O Coringa no teatro Fórum: formação teatral e política pelo Bufão. 158 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais). Universidade Federal de Goiás, Programa de pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, Goiânia, 2017.

 

RESUMO: O Teatro Fórum é uma das modalidades mais difundidas do Teatro do Oprimido. Ele foi sistematizado nos anos de 1970 e aborda em cena opressões sociais e psicológicas para que sejam discutidas e reencenadas pelo público. O mediador entre a cena-fórum e o público é o curinga. Este trabalho propõe uma investigação entre a linguagem do curinga do Teatro Fórum e do bufão. O bufão é um palhaço com origem nos tempos medievais que faz uso da comicidade, principalmente, através de gestos corporais grotescos e falas irônicas. A presente pesquisa tem como objetivo primordial investigar características do bufão presentes no curinga do Teatro Fórum de modo que o olhar crítico do público seja provocado. Para isso, foi realizado um resgate histórico do Teatro Fórum, do curinga e do bufão por meio de livros e vídeos que trazem conceitos e práticas sobre eles; foi escrito sobre o drama social de Victor Turner, tendo em vista um dos eixos de desenvolvimento da pesquisa que é o estudo das Performances Culturais e suas relações com o Teatro do Oprimido; e se realizou uma análise de vídeos, encontrados na internet, de peças de Teatro Fórum apresentadas em capitais brasileiras. A análise dos vídeos selecionados foi feita a partir de duas categorias, são elas: Teatro Fórum e curingagem, e aspectos bufonescos. As categorias para a análise foram guiadas por três perguntas: De que forma o Teatro Fórum vem se apresentando no que tange as questões da criticidade? Há criticidade na fruição dos espect-atores através da curingagem? Os aspectos bufonescos podem contribuir para a formação do curinga do Teatro Fórum? A principal consideração obtida nesta investigação mostra que parte das peças de Teatro Fórum estudadas estão esvaziadas politicamente e não buscam o olhar crítico dos espect-atores. Portanto, é fundamental que o curinga construa o jogo de sua atuação pela qualidade improvisacional, que é um dos atributos das atividades do bufão, dessa forma poderá haver criticidade na fruição dos espect-atores.

Palavras-chave: Teatro do Oprimido; Teatro Fórum; Curinga; Bufão.

 

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