O diálogo dança/circo na cena contemporânea brasileira (pdf)

PEIXOTO, Bianca Simões. O diálogo dança/circo na cena contemporânea brasileira. Salvadora (BA): Dissertação (Mestrado) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

Resumo:  Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de hibridização que vem ocorrendo entre os campos artísticos da dança e do circo na cena contemporânea, apoiando-se, principalmente, em estudos realizados nas áreas da Teoria do Corpomídia e do Hibridismo Cultural. Não ignorando que relações entre as duas áreas já existiam em outros períodos históricos, mas, interessados no diálogo entretecido entre estes campos na atualidade, trazemos como campo de observação para a pesquisa duas companhias brasileiras atuais, sendo elas a Companhia Picolino de Artes do Circo (BA) e a Cia Dani Lima (RJ), de dança. O recorte investigativo de tal fenômeno se dá a partir da pesquisa bibliográfica e análise de entrevistas realizadas com integrantes/fundadores dessas duas companhias a respeito de seus processos criativos, assim como da análise videográfica de dois espetáculos eleitos: Cenascotidianas@cir.pic.com, da companhia Picolino, e Vaidade, da Cia Dani Lima. Partindo do questionamento de como tais propostas artísticas constroem e problematizam relações entre dança e circo, considerando suas linguagens específicas, surgem novos tópicos de interesse da pesquisa, como, por exemplo, os entendimentos de corpo presentes nas propostas artísticas eleitas e as transformações que se dão tanto no corpo como nos campos em questão decorrentes do diálogo dança/circo vivenciado nessas companhias.
Palavras-chaves: Dança; Circo; Corpo; Coevolução; Hibridismo cultural.

Abstract: This study aims to investigate the hybridization process that has been taking place in the contemporary scene between the artistic fields of dance and circus. It is based on studies conducted in the areas of “Corpomídia” Theory, and Cultural Hybridism Theory. Not ignoring the fact that relations between the two areas already existed in other historical periods, but interested more in a dialogue interwoven between these fields today, we brought to the research field of survey two Brazilian companies: Picolino Company of the Circus Arts (BA) and Cia Dani Lima (RJ), a dance company. The outline of such investigative phenomenon appears from the literature review and interviews with members / founders of these two companies, about their creative processes, as well as videographic analysis of two performances elected: “Cenascotidianas@cir.pic.com”, by the Picolino Company, and “Vaidade”, by Cia Dani Lima. Starting up from the question of how such artistic proposals and questions build relationships between dance and circus, and considering their specific languages, new topics of research interest emerge, for example: the understandings of body found in the chosen artistic proposals; and changes that occur both in body and in the fields in question arising from the dialogue dance / circus experienced in such companies.
Keywords: Dance; Circus; Body; Co-evolution; Cultural hybridism

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Outras Nises: Mulheres em clínicas, artes e pedagogias de insurreição às políticas da morte em Belém entre 2014 e 2018 (pdf)

Silva

Saltimbancos urbanos – A influência do circo na renovação do teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90

circon

Teatro-Físico: Processos de comunicação entre corpo e cultura

circon