O ensino das atividades circenses nas escolas municipais de Campinas-SP (pdf)

Cardani, Leonora Tanasovici – O ensino das atividades circenses nas escolas municipais de Campinas-SP. Campinas: Trabalho Conclusão de Curso (graduação), Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2016.

Resumo: O aumento do número de praticantes de circo, nos mais diversos contextos, é significativo nos últimos anos. Consequentemente, além de ‘novos’ artistas, o circo veio atraindo também a atenção de profissionais de áreas diversas, sobre tudo, da Educação Física. No que concerne aos espaços educativos, notamos um crescente interesse dos professores pelo circo aproveitando sua diversidade técnica e estética como oportunidade de renovação pedagógica. De fato, a introdução das atividades circenses como conteúdo das aulas de educação física escolar já não é uma novidade, entretanto, os estudos são incipientes e em geral descritivos. Visando contribuir para esse assunto, esse trabalho teve como objetivo analisar o ensino das atividades circenses nas aulas de educação física do ensino fundamental em escolas municipais da cidade de Campinas SP. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, por meio de um questionário semiestruturado, que foi respondido por professores da rede municipal. Contamos com a participação de 26 professores de educação física e constatamos que metade deles ensinavam as atividades circenses nas suas aulas. Encontramos que em geral, os professores não tem uma formação específica em atividades circenses, mas vivenciaram o circo durante a graduação ou nos cursos de formação oferecidos pela própria prefeitura de Campinas-SP. Todos realizam pesquisas para planejarem suas aulas, sendo que vídeos na internet são o principal meio de informação, seguido pelos livros e imagens. Além disso, verificamos que os professores ensinam diversas modalidades circenses, como as manipulações, acrobacias, equilíbrios, entre outros. Os professores possuem boas condições estruturais para desenvolveram a prática, bem como materiais, sendo eles comprados, adaptados ou confeccionados. Por fim, parece que o maior acesso aos saberes circenses, pela internet, literatura e por meio da formação continuada, tem ajudado a ampliar a presença do circo como conteúdo programático.

Palavras-chave: Circo , Atividades circenses , Ensino, Educação física escolar

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Intervenções Riso-Clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental (pdf)

Silva

Os circenses e seus saberes sobre o corpo, suas artes e sua educação: encontros e desencontros históricos entre circo e ginástica (pdf)

giane

“Olha o palhaço no meio da rua!” : o palhaço itinerante e o espaço público como territorio de jogo poético (pdf)

circon