O espaço cênico no circo-teatro: caminhos para a cena contemporânea

Merisio, Paulo Ricardo – O espaço cênico no circo-teatro: caminhos para a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro, Área de Concentração: Estudos do Espetáculo. Dissertação de Mestrado em Teatro, volumes I e II, 1999.

RESUMO: Esta pesquisa contribui para a análise de mecanismos de reelaboração, no campo do espaço cênico, empreendidos por dois grupos de teatro cariocas contemporâneos que se utilizam de técnicas circenses: o Teatro de Anônimo e a Intrépida Trupe. Um modelo de configuração espacial, que adquire na década de 1970 o status de referência da experiência do circo-teatro, principalmente a partir da significativa montagem do espetáculo Mme. Underground (Miroel Silveira, 1978), propicia a esses grupos uma série de elementos que influenciam na pesquisa de uma linguagem teatral contemporânea associada à tradição circense.

Related posts

Observación y análisis de la expresión motriz escénica.Estudio de la lógica interna de los espetáculos artísticos profesionales: Cirque du Soleil (1986 – 2005) (pdf)

circon

“Vamos brincar de circo?” As brincadeiras das crianças da Escola “Brincando de Circo” e do Reality Circus (pdf)

circon

Por um ator-provocador e um professor-criador: uma pesquisa-ação sobre a performance de cabaré (pdf)

giane